Produção em Mídia Audiovisual

Campi

Santa Cruz

Modalidade

Presencial
Carga Horária
2700h
Turno
Noite
Duração
4 anos

O curso de Produção em Mídia Audiovisual teve início em 2001, quando uma comissão do MEC recomendou a oferta de uma graduação na área do audiovisual. A ideia tomou forma e foi criado o curso de Comunicação Social, habilitação Radialismo – Produção em Mídia Audiovisual. Seu primeiro vestibular foi no inverno de 2002.

Desde a implantação, muitas ações foram empreendidas para consolidar o curso. Entre elas está a constante atualização dos laboratórios de informática, televisão, rádio e fotografia com vistas à adequação da realidade do mercado audiovisual regional e nacional. Tendo este aspecto tecnológico como meta, desde o início do curso, os acadêmicos exercitam as técnicas de produção audiovisual. Isso fez com que , ao longo da história do curso, muitos trabalhos desenvolvidos nas práticas laboratoriais fossem selecionados para mostras estaduais e nacionais da área, e até algumas em nível internacional.

Igualmente, o ingressante no curso de Produção de Mídia Audiovisual tem oportunidade de participar em projetos da área como bolsista ou estagiário a fim de colocar em prática os conhecimentos desenvolvidos em aula. Para isso, existem alguns espaços na Unisc como o Núcleo de Produção em Mídia Audiovisual junto à Agência Experimental e a Unisc TV. Aliado a isso, há projetos de extensão e de pesquisa dos quais o aluno pode participar para desenvolver suas habilidades práticas, além de viagens de estudos nacionais e internacionais. 

Ainda, há uma parceria entre a Unisc TV e o Canal Futura, na qual anualmente são disponibilizadas vagas para a Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura Universidades Parceiras, evento para o qual os alunos de Produção em Mídia Audiovisual têm sido selecionados com regularidade. Além disso, o curso criou a Mostra Em Cartaz, na qual é exibida a produção dos alunos em disciplinas dos semestres finais, criando oportunidade de integração entre todos os estudantes da área do audiovisual e mesmo a submissão desses trabalhos ao olhar da comunidade.

Com o intuito de aperfeiçoar ainda mais esse processo, a partir de 2017 o curso de Produção em Mídia Audiovisual terá nova base legal e curricular com o foco ainda mais voltado para o cinema e o audiovisual. Passará a ser um curso desenvolvido em 4 anos, incluindo nessa revisão mais componentes práticos de áudio e vídeo bem como dará mais oportunidade para a discussão teórica com a oferta de produção de textos científicos e de crítica audiovisual. O ingressante nesse curso se formará bacharel em Produção em Mídia Audiovisual

Para dar conta do novo foco, os professores têm buscado aperfeiçoamento nos seus estudos através da qualificação em pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado. 

Há crescente número de produtoras de vídeo e de áudio na região e no país, espaço onde o egresso pode buscar sua realização profissional, ao lado das muitas emissoras de rádio, geradoras e retransmissoras de televisão bem como agências de publicidade, assessorias de comunicação e setores relacionados à produção audiovisual em empresas privadas, sindicatos e outras organizações. Com vistas a atender essa demanda, o curso de Produção em Mídia Audiovisual busca oferecer a melhor formação e assim ajuda a qualificar os produtos culturais a serem produzidos para diferentes mídias em qualquer região do país.

Orgão Expeditor Número do Documento Data da Publicação
CONSUN 42
MENU PRINCIPAL