AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado e Doutorado em Letras

Histórico e contextualização

A Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) é uma instituição comunitária, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, fundada em maio de 1993, a partir da evolução da FISC – Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, cujo início das atividades remonta ao ano de 1964. A UNISC é mantida pela APESC – Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul, fundada em 1963, com o objetivo de oportunizar a formação universitária aos jovens do Vale do Rio Pardo/RS, para que esses não precisassem deixar a região e migrar para os grandes centros urbanos a fim de dar continuidade aos seus estudos. A APESC é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, laica, que mantém, além da UNISC, o Hospital Santa Cruz, a Escola de Educação Básica Educar-se e o CEPRU – Centro de Educação Profissional. Além do campus sede de Santa Cruz do Sul, a UNISC possui ainda os campi de Venâncio Aires, Sobradinho, Montenegro e Capão da Canoa, municípios localizados no interior do Rio Grande do Sul.

A UNISC tem como missão “Produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, visando à formação de cidadãos livres, capazes e solidários, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável”; e como visão “ser uma universidade comunitária e democrática, reconhecida por relevantes contribuições ao desenvolvimento, capaz de responder de forma criativa e dinâmica às transformações do contexto social”. Na condição de universidade comunitária, não possui proprietários e as decisões são tomadas de forma colegiada nos níveis de cursos, departamentos e gestão superior e, ainda, na APESC, por meio de um conjunto amplo de organizações da sociedade que a integra. Todos os cargos de gestão são escolhidos por eleições diretas, da qual participam estudantes, professores e funcionários - no caso das coordenações de cursos de graduação e pós-graduação e de reitoria - e somente professores - no caso dos departamentos.

A experiência de Pós-Graduação stricto sensu na UNISC iniciou em 1994, com a criação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, mestrado. Em 1999, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Direito. Em 2004, foram encaminhados à Capes os projetos de criação dos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental, Sistemas e Processos Industriais e Letras. Na sequência, foram criados os Programas de Pós-Graduação em Educação e Promoção da Saúde. Mais recentemente, foram criados os Programas de Pós-Graduação Profissional em Administração e Psicologia.

Atualmente, a Universidade possui nove Programas de Pós-Graduação em funcionamento. Além do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado e Doutorado (PPGL), a IES mantém o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais - Mestrado, o Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional, e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado Profissional.

Ao longo dos mais de 28 anos de existência da pós-graduação stricto sensu, foram formados mais de 2.166 mestres e doutores. Destaca-se ainda que, além da presença na formação em pós-graduação e graduação - no ensino e na pesquisa -, a UNISC tem como marca o compromisso com a extensão universitária, com forte atuação em projetos em todas as áreas do conhecimento na sua região de abrangência, com destaque para ações em saúde e em educação.

 

A criação e consolidação do PPGL Unisc

O PPGL situa-se em uma cidade de porte médio, Santa Cruz do Sul, no interior do Rio Grande do Sul (RS), distante 150 km da capital, Porto Alegre, com uma população em torno de 129.427 habitantes (IBGE, 2018). Os alunos que procuram o Programa são oriundos, principalmente, de Santa Cruz do Sul e de diversas cidades do RS: Cachoeira do Sul, Candelária, Capão da Canoa, Capitão, Júlio de Castilhos, Porto Alegre, Santa Maria, Santana do Livramento, São Jerônimo, Sinimbu, Venâncio Aires, Vera Cruz, etc. O PPGL tem recebido ainda alunos de outros estados do Brasil, tais como Bahia e Maranhão, além de estudantes de outros países, como Colômbia e Cabo Verde. Entende-se que a procura pelo PPGL se deve ao fato de ser um Programa de Letras com características inter e transdisciplinares, possuindo em seu corpo docente doutores na área de Letras (Literatura e Linguística), Educação e Comunicação Social. Espera-se ampliar a atração de candidatos em nível regional, nacional e internacional, uma vez que a questão da leitura e da ampliação dos horizontes de leitura, continuará sendo o foco do Programa.

A decisão de implantar um Programa de Pós-Graduação em Letras na UNISC foi consequência da trajetória de ensino, pesquisa e extensão no Departamento de Letras, bem como da adoção de diversas medidas institucionais, que visavam incentivar a pesquisa. O primeiro marco dessa história foi a criação do Curso de Graduação em Letras, um dos mais antigos da UNISC, que existe desde 1967 e, atualmente, oferece as Licenciaturas em Português e Inglês, Português e Espanhol (dupla habilitação) e Português. Em 2022, o curso completou 55 anos de existência, tendo obtido a nota máxima na avaliação do MEC em 2018. Outro marco dessa história foi a criação, em 1975, da revista Signo, atualmente com 88 números publicados, todos disponíveis para acesso gratuito em https://online.UNISC.br/seer/index.php/signo/index.

O curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul teve sua proposta recomendada pelo Conselho Técnico Científico da Capes, em novembro de 2004, conforme Ofício n. 462/2004, sendo reconhecido oficialmente através da Portaria n. 1.919, de 3 de junho de 2005, publicada no Diário Oficial da União em 06 de junho de 2005. Em 2012, teve renovado seu Reconhecimento pela Portaria n. 1.077 - D. O. U. de 13/09/2012. Alcançou a nota 4, em 2014, conforme publicado no site da Capes em 10/04/2014, atualizado em 26/04/2014, Cursos Recomendados/Reconhecidos (http://www.capes.gov.br/avaliacao/dados-do-snpg/cursos-recomendados-reconhecidos).

De 2005 a 2016, a área de concentração do PPGL era denominada "Leitura e Cognição''. A opção por essa área de concentração deu-se em função da pesquisa dos professores envolvidos, do objetivo de construir conexões inter e transdisciplinares entre conhecimentos inerentes à área de Letras e afins, no que tange aos aspectos de leitura e cognição, e de propor uma perspectiva diferente das tradicionais na área de Letras, que contemplam, em sua maioria, as áreas de Literatura ou de Linguística, ou ambas.

Já o curso de Doutorado teve sua proposta recomendada pelo CTC Capes, 167ª reunião, ocorrida em outubro de 2016, conforme Ficha de Avaliação 84/2016, de 11/11/2016, sendo reconhecido pela Portaria n. 816, do Diário Oficial de 05/07/2017. Com a aprovação da proposta de Doutorado pela Capes, o novo nome da área de concentração do Mestrado e Doutorado passou a ser “LEITURA: estudos linguísticos, literários e midiáticos”, traduzindo as modificações que ocorreram no programa ao longo de sua primeira década de existência.

A LEITURA continua a ser o foco principal do Programa e pode ser entendida tanto em sentido amplo (como a maneira de compreender e de interpretar a multimodalidade presente nas várias linguagens), quanto em sentido estrito (habilidade de decodificar um código, como o alfabético, condição sine qua non para a compreensão leitora). Esse processo se desdobra em aspectos internos (cognitivos) e aspectos externos (culturais), com repercussões sociais indiscutíveis, na medida em que se constitui numa lente qualificada para interpretação do mundo, tornando-se, em última análise, uma ferramenta imprescindível para a conquista da cidadania. Daí a preocupação de governos e de organizações como a OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, no que tange ao desenvolvimento da competência em leitura das novas gerações em todo o mundo.

A ideia de que as pesquisas inerentes à área de Linguística e Literatura permitem o aprofundamento de estudos nas áreas afins sempre norteou os procedimentos do PPGL que, desde sua criação, contava receber alunos de diferentes cursos, ainda que com predominância da área de Letras. Para o Doutorado, essa perspectiva se manteve, com um olhar predominantemente inter/transdisciplinar. Continua sendo a diretriz fundamental do PPGL a meta de formar profissionais que, valendo-se do referencial da área de Linguística e Literatura, possam melhorar seu desempenho em relação à área específica de sua atuação/formação. E nisso, ou seja, na exploração dos conteúdos/temas que estão nas e entre as disciplinas, ou nas relações das disciplinas entre si, constituem-se a trans e a interdisciplinaridade.

Assim, o perfil do egresso pode ser definido como: profissional capaz de atuar nos diversos espaços da grande área de Linguística e Literatura e, em suas interfaces a partir de estudos e reflexões sobre os processos específicos da linguagem. 

Em termos de inserção regional, o PPGL vem contribuindo de modo efetivo e amplo para a formação de professores, pesquisadores, jornalistas, publicitários e profissionais da área audiovisual, que atuam na comunidade e em escolas e instituições de ensino superior. A formação de professores e pesquisadores da área de Linguística e Literatura é o ponto mais forte das atividades do Programa, mas também a formação e a pesquisa na área da Comunicação Social, já que circulam, na cidade de Santa Cruz do Sul e região, jornais, rádios, emissoras de televisão, portais de internet, agências de publicidade, produtoras de conteúdo multimídia e assessorias de comunicação com forte presença no cenário cultural regional.

Considera-se que o PPGL UNISC, dentro da sua proposta, está consolidado. Até dezembro de 2021, o PPGL titulou 181 mestres e 09 doutores, em sua maioria oriundos da área de Letras que atuam no ensino superior, fundamental e médio, como professores ou coordenadores pedagógicos. Os demais, por ordem de número de alunos titulados, são oriundos das seguintes áreas: Comunicação, Filosofia, História, Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Artes Cênicas e Direito. As versões completas das dissertações produzidas pelos alunos do PPGL estão disponíveis em formato pdf no Repositório Institucional - UNISC (http://repositorio.UNISC.br/jspui/). 

MENU PRINCIPAL