A Unisc

Aqui estão algumas atividades que fazem parte do Programa de Qualidade de Vida na Unisc. Estas atividades são oferecidas ao funcionários técnico-admistrativos e docentes.

Coergo - Comissão de Ergonomia

A Comissão de Ergonomia é composta por pessoas da Universidade que se reúnem regularmente para discutir as questões ergonômicas da Instituição.
A ergonomia é uma ciência ou o conjunto de ciências com uma diretriz ética fundamental: adaptar o trabalho ao ser humano. É de suma importância para que o trabalho seja fonte de saúde e produtividade para pessoas e organizações. A Ergonomia possibilita, pois, que o trabalho seja bem dimensionado, otimizando sua eficácia, ao mesmo tempo em que permite o desenvolvimento das atividades em condições mais favoráveis à promoção da saúde.

Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral consiste em sessões de exercícios realizados durante a jornada de trabalho, que objetivam promover a qualidade de vida dos trabalhadores através do desenvolvimento da percepção corporal, do conhecimento das questões posturais e da prevenção dos processos doloroso musculoesqueléticos. A ginástica Laboral apresenta resultados relacionados a aspestos físicos, psicológicos e sociais e são cada vez mais evidentes, sendo importantes tanto para o funcionário como para o empregador.

A sessão, com duração de 10 a 15 minutos, é realizada três vezes por semana, sendo as atividades realizadas de acordo com as necessidades dos funcionários. São exercícios de respiração, alongamento, fortalecimento muscular, aeróbicos e de relaxamento.

Programa Dançar

O Programa Dançar oferece à comunidade oportunidades para a realização de atividades físicas sob a forma de dança em qualquer idade. São opções para diversos gostos e estilos: dançando na terceira idade, ginástica e dança, dança do ventre e capoeira.

O Programa ASAS mantém uma interface com o Programa Dançar, oferecendo aos funcionários da UNISC todas estas atividades sem custo algum.

Yoga

Um dos seus muitos significados é Consciencia(e é o melhor). O Ser Humano vive buscando: felicidade, paz, tranquilidade; e o Yoga atraves de suas tecnicas leva a esses caminhos. Prática milenar nascida na Antiga India, que ao contrario do que se pensa é algo parado, mas não o é. Yoga alonga , relaxa , livra o individuo de condicionamentos fisicos e mentais, trabalhando o corpo, mente emoções e a energia.

A Unisc oferece a seus funcionários, 3 opções de horários para a prática de Yoga na semana. Nestes encontro são trabalhadas as técnicas Yoga: alongamentos, respiratorios, relaxamentos, exercicios de concentraçaoe muitos outros.Alguns beneficios sao: combate o stress, auto-consciencia, equilibrio, relax, fisico e mental, concentraçao, saude, boa respiraçao, alongamentos que proporcionam tambem resistencia e força, etc..

Natação

Sabemos que a natação é uma das principais atividades físicas indicada para todas as idades, tendo em vista sua excepcional característica de facilitar a sensível auto-adaptação do esforço a capacidade de cada um dos seus praticantes. Os benefícios da prática da natação não dependem apenas das técnica ou preparo físico. Desde a simples imersão, entram em funcionamento os centros termo - reguladores do hipotálamo provocando uma aceleração da respiração e circulação, e consequentemente, uma maior oxigenação do sangue, da nutrição geral dos tecidos a excitação do sistema nervoso. Temos também a melhoria das qualidades físicas básicas como: equilíbrio, flexibilidade, elasticidade, resistência muscular, coordenação, resistência aeróbica, relaxamento e velocidade. Mas não podemos esquecer dos outros benefícios proporcionados: o bom humor, integração à vida social, interesse pelas coisas, motivação, auto - estímulo e apreciação da vida.

São oferecidas uma oção de horário para aulas de natação e uma para natação livre (modalidade não orientada)

Hidroginástica

No início, a hidroginástica foi uma atividade rotulada como um exercício leve que era indicado para grupos de terceira idade, com problemas de saúde e principalmente para mulheres. Hoje esta configuração está descartada, pois podem e devem praticar a hidroginástica jovens, adultos, idosos, homens e mulheres, sedentários e atletas, gestantes, grande maioria dos colunopatas e até hipertensos (sob indicação médica).

Para os funcinários são oferecidas duas opções de horários para a prática da hidroginástica.

 

MENU PRINCIPAL