No período de 11 a 15 de setembro, foi realizada a 10ª Jornada de Atualização em Computação (JAC), organizada pelos estudantes do Diretório Acadêmico dos cursos de Computação, com o apoio do Departamento de Computação. O evento científico teve como objetivo propiciar aos alunos de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais o compartilhamento dos conhecimentos em pesquisas que estão sendo realizadas em âmbito nacional e internacional.

Também oportunizou o estabelecimento de parcerias entre diferentes grupos de pesquisas e empresas de tecnologia, a fim de identificar pontos de convergência e possibilidades de cooperação, ampliando o sinergismo da pesquisa científica. O destaque foi a palestra de abertura sobre o desenvolvimento e os desafios das Smart Grids, ministrada pelo professor da Universidade de Ostfalia (Alemanha), Andreas Simon, que esteve realizando atividades de pesquisa na Universidade.

As inscrições para o evento ocorreram mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. No total, foram arrecadados 208 quilos de mantimentos que foram doados para o Banco de Alimentos. O representante do DA, Eduardo Tasso, avaliou como positivo o resultado da JAC, pois houve um empenho muito grande para trazer palestras com os temas que complementassem o conhecimento adquirido em sala de aula. “Com isso em mente, conseguimos parcerias com diversos palestrantes para eventos de suas instituições. Esperamos um encontro ainda maior no próximo ano”, salientou.

*Publicado por Josemar Santos