Mais de 11 mil estudantes de 55 cursos de graduação da Unisc iniciam nesta segunda-feira, dia 20 de fevereiro, as atividades relativas ao primeiro semestre de 2017, nos campi de Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. Nas semanas seguintes, ocorrerão atividades especiais propostas pela Instituição para receber os acadêmicos. A recepção aos novos estudantes ocorre no dia 9 de março, às 19h30, no Auditório Central, com a presença da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, do pró-reitor de Graduação Elenor José Schneider e dos demais integrantes da Reitoria. A partir das 20h45 haverá o lançamento do Trote Solidário, constituído de corrida e caminhada noturna no anel viário da Unisc. A atividade é aberta à comunidade e o ingresso será um alimento não perecível destinado ao Banco de Alimentos de Santa Cruz do Sul (Basc). A Festa dos Bixos será realizada nesta mesma data, no estacionamento do SIS, no bloco 31. Já o show de volta às aulas ficará por conta da apresentação da Orquestra da Unisc, com o concerto de Rock, dia 22 de março, às 20h30, no estacionamento do Memorial.

Em termos de infraestrutura para receber os estudantes, a Unisc reorganizou os espaços físicos dos laboratórios dos cursos de Engenharias, nos blocos 50, 51 e 54, e implantou novos laboratórios de Engenharia Química e de Engenharia de Controle e Automação. Também foram feitas melhorias nas áreas de acessibilidade e convívio.

Na área da saúde, a instalação de um consultório odontológico junto ao Hospital Santa Cruz (HSC) possibilitará aos estudantes do curso de Odontologia o desenvolvimento de atividades complementares, sob supervisão docente, observando a atuação do cirurgião-dentista no contexto da Odontologia Hospitalar. Através do acompanhamento dos atendimentos realizados pelos profissionais do Programa de Residência Muliprofissional, os acadêmicos terão a vivência direta no mundo do trabalho, fora do ambiente escolar, conhecendo a realidade de um serviço de saúde de alta complexidade, o que refletirá na sua formação profissional.

Já em relação à tecnologia, foi implantado o Diário on-line para uso dos docentes. Por meio do aplicativo Minhas Turmas, o aluno pode acompanhar sua frequência. Várias sugestões estão chegando e novos serviços serão adicionados gradativamente. O sistema da biblioteca passou por atualização durante as férias e já está integrado ao aplicativo. Ainda neste semestre há previsão de implantar o boleto pelo aplicativo. A Central de Atendimento recentemente passou a concentrar atendimentos relativos a assuntos financeiros. Também foram realizadas melhorias relacionadas aos totens de impressão.

EaD

As aulas dos cursos de pós-graduação na modalidade Educação a Distância (EaD) iniciam em 1º de março. Os polos de apoio presencial são em Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Capão da Canoa, Sobradinho, Montenegro e Venâncio Aires.

Educar-se

Na Escola Educar-se os mais de 500 estudantes iniciam o ano letivo no dia 20 de fevereiro. Diversas atividades de acolhimento foram preparadas para o primeiro dia de aula.

Cepru

No Centro de Educação Profissional (Cepru) as aulas dos cursos que estão em andamento reiniciam no dia 20 de fevereiro, às 19 horas, assim como para as novas turmas. Os cursos Técnicos oferecidos são de Enfermagem, de Informática, de Transações Imobiliárias, de Segurança do Trabalho e de Radiologia.

Pós-Graduação

As atividades para os mais de 2.000 estudantes dos mais de 30 cursos de pós-graduação Lato Sensu já estão em andamento. As aulas para as turmas 2017 dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu do Mestrado em Administração iniciam no dia 09/03; em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado no dia 09/03; em Direito para o Doutorado dia 06/03 e para o Mestrado no dia 09/03; em Educação para o Mestrado dia 23/02 e para o Doutorado dia 24/02; em Letras - Mestrado e Doutorado dia 06/03; em Sistemas e Processos Industriais (Mestrado) dia 23/02; em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado no dia 23/02; e em Promoção da Saúde (Mestrado) no dia 09/03.

*Publicado por Josemar Santos