No dia 8 de abril, os alunos da disciplina de Ciência e Tecnologia Ambiental, dos cursos de Engenharia de Produção e de Química, realizaram uma saída de campo para um estudo comparativo da qualidade da água, mediante variáveis químicas e físicas, em três pontos ao longo do Arroio Preto, em Santa Cruz do Sul, através de variáveis físicas e químicas desse recurso hídrico.

Desenvolvendo um diagnóstico ambiental do Arroio Preto, identificando influências antrópicas sobre o meio ambiente, com o auxílio da aplicação do Protocolo de avaliação rápida de impacto ambiental em ecossistemas lóticos sul-brasileiros de Lobo et. al, 2011.

Posteriormente, com os dados coletados a campo, os alunos desenvolveram um relatório na forma de artigo. Para avaliar a qualidade da água, ainda foram utilizados a Resolução Conama n°357/2005, bem como o Índice de Qualidade da Água (IQA), 2012, por meio da utilização do Software IQAData, versão 2015.

*Publicado por Josemar Santos