Com o objetivo de ampliar o debate sobre direitos sociais e políticas públicas, teve início nesta quinta-feira, dia 25 de maio, no Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a 13ª edição do Seminário Nacional de Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea. O evento ocorre por meio do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisc (PPGD) e se estende até esta sexta-feira, 26 de maio, sendo direcionado à comunidade acadêmica, para alunos da graduação e da pós-graduação.

Ao abrir as atividades, a coordenadora adjunta do PPGD da Unisc, Mônia Clarissa Henning Leal, agradeceu as pessoas que se envolveram na organização do evento, em especial a coordenação, a secretaria, os alunos bolsistas e professores, que foram parceiros na proposição das mesas temáticas e dos grupos de trabalho. A professora enfatizou que se trata de um seminário, cujo público é mais selecionado e que, por isso, busca "a utilização das discussões, dos debates e da proposta de abordagem dos temas que são tratados". Segundo a docente, o evento já se tornou tradicional e faz parte da agenda oficial de eventos do PPGD.

A programação iniciou nesta quinta-feira, pela manhã, com um painel sobre os Limites da Judicialização da Política, no Auditório do Memorial da Unisc. Estiveram participando do painel, a doutora em Direito Internacional, Margareth Anne Leister, representando o Centro Universitário FIEO de São Paulo, o doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Glauco Salomão Leite, e a doutora em Direito pela Unisc, Caroline Müller Bitencourt.

Hoje à tarde, a partir das 14 horas, acontece a 3ª Mostra Nacional de Trabalhos Científicos, no bloco 53. À noite, ocorre a abertura oficial do Seminário e a realização do segundo painel falando sobre Políticas Públicas no Estado Democrático de Direito. A programação continua na manhã desta sexta-feira (26), com o terceiro painel, debatendo sobre Desafios do Constitucionalismo Contemporâneo, também no Memorial da Unisc. A Mostra de Trabalhos segue novamente à tarde, das 14h até às 17h30.

*Publicado por Josemar Santos