Josemar Santos

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, dia 14 de julho, na Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, a reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carmen Lúcia Helfer, e o chefe do executivo municipal, Giovane Wickert, assinaram um protocolo de intenções com um plano de expansão para oferta de cursos da Unisc no campus de Venâncio Aires, no período de 2018, 2019 e 2020.

Conforme a proposta, serão oferecidos três cursos técnicos: em Recursos Humanos (2018/2), em Secretariado (2018/2) e em Enfermagem (2019); cinco cursos de graduação: Ciências Contábeis (2018), Tecnologia em Logística (2019/2020), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2019/2020), Tecnologia em Gestão de Cooperativas (2019/2020) e Tecnologia em Design de Produto (2020); e duas especializações: em Gestão Empresarial         (2018) e em Advocacia Trabalhista e Previdenciária (2018). Os cursos técnicos dependem de autorização da Seduc/CEE/RS, e os de graduação do Ministério de Educação (MEC).

Outras possibilidades:

A partir de 2019/2020, existe a possiblidade de ofertar cursos de extensão e de pós-graduação além da realização de pesquisas na área de Proteína Animal ou na área de Alimentos;

Centro Vocacional Tecnológico (CVT) - projeto pronto, aguardando abertura de Edital via Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações;

Projetos de Pesquisa: conforme a demanda, através de convênios específicos. A partir de problemas das empresas nas áreas tecnológicas como engenharia, informática, ambiental, saúde é possível construir soluções conjuntamente com a universidade e empresas, conforme projeto específico delineado especialmente para cada situação;

Ambientes de Inovação (Itunisc e TecnoUnisc) - é possível construir parceiras para a criação de novos negócios contando com o apoio da Incubadora Tecnológica (Itunisc) e trabalhar para o desenvolvimento de produtos inovadores para as empresas que se associarem ao Parque Tecnológico para a realização de projetos de pesquisa aplicados a P&D.

Convênios/Parcerias com cabanhas e propriedades rurais previstas no projeto de Medicina Veterinária, em Venâncio Aires, Mato Leitão e Teutônia.

De acordo com a reitora Carmen Lúcia Helfer, a Unisc precisou se reposicionar em face de não ter, no momento, a capacidade de suportar os investimentos que se fariam necessários para a oferta do curso de Medicina Veterinária em Venâncio Aires. “Dessa forma, consideramos todo o empenho e o esforço dedicado pela Prefeitura Municipal e pela comunidade. A partir dessa preocupação, procuramos fortalecer e revigorar o campus de Venâncio Aires”, revelou.

O prefeito Giovane Wickert destacou o importante passo dado pela Universidade e pelo município em um momento tão conturbado de crise e de poucos investimentos. “Foi um esforço coletivo entre prefeitura e Unisc e, com isso, estamos dando um passo à frente, prevendo cursos focados na nossa matriz produtiva local, em um município que vem crescendo em todas as áreas e necessitando cada vez mais de mão de obra especializada”, destacou.

Também participaram do encontro, pela Unisc, o vice-reitor, Eltor Breunig, o coordenador de orçamento e finanças, Rafael Henn, e a coordenadora da Unisc Venâncio Aires, Andréia Haas; o vice-prefeito, Celso Krämer; e os vereadores Ezequiel Sthal, Clécio Espíndola e Ciro Fernandes.

*Publicado por Josemar Santos