O Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGEdu) está oferecendo ações de formação gratuitas dirigida a professores da Educação Básica das redes municipal, estadual e particular de ensino através de uma disciplina do curso de Doutorado. A disciplina Pesquisa e Educação Básica integra a grade curricular do curso de Doutorado e busca fortalecer saberes e relações docentes com uma atuação mais próxima entre Universidade - Escola.

Segundo o professor da disciplina, Felipe Gustsack, esse conjunto de ações de formação continuada, oferecidas gratuitamente aos professores da Educação Básica, reforçam os compromissos e a missão da Unisc, enquanto Instituição de Ensino Superior de caráter público não estatal. “Pensamos e estamos realizando essa disciplina como maneira de manter e aprofundar as relações pedagógicas da pesquisa em Educação, realizada ao nível do stricto sensu, com a comunidade em geral. Desde um ponto de vista financeiro e estrutural, devolvemos àqueles que nos mantêm um pouco da qualidade do trabalho que aqui realizamos e que nos diferencia como pesquisadores formadores”, salientou.

As atividades registradas na Unisc como projeto de extensão em uma articulação do PPGEdu com o Núcleo de Educação Básica (NEB), atendem às necessidades de formação continuada dos professores de diferentes instituições de ensino.

Essas ações estão sendo desenvolvidas no Rio Grande do Sul, nos municípios de Santa Maria, através da parceria com a Prefeitura Municipal e com as escolas municipais de Ensino Fundamental Padre Nóbrega e Nossa Senhora da Providência; em Estância Velha, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Itaúba; e em Santa Cruz do Sul, em parceria com as escolas municipais de Ensino Fundamental Luiz Schroeder e Menino Deus. No Estado do Maranhão, o diálogo acontece com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Imperatriz (IFMA).

*Publicado por Josemar Santos