AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

De 4 e 5 de setembro, será realizado na Feevale, em Novo Hamburgo, o 5º Fórum de Gestão e Inovação do Comung, tendo como tema O Futuro da Educação: Inovação, empreendedorismo e internacionalização. O objetivo é socializar experiências que envolvam a educação no século XXI, sua relação com a sociedade e a inovação, bem como o desenvolvimento de práticas e empreendedoras, com cases nacionais e internacionais de instituições que mudaram seus paradigmas. O público-alvo são gestores de IES, pesquisadores de programas stricto sensu, gestores e participantes de parques tecnológicos, incubadoras e demais unidades que compõem os ambientes de inovação. Também poderão participar docentes, estudantes e atores sociais que tenham interesse nesta temática, mesmo que não vinculados às instituições do Comung.

 

Programação:

04/09

13h30 às 14h: Abertura (José Carlos Carles de Souza - presidente do Comung e reitor da UPF, Inajara Vargas Ramos - reitora da Universidade Feevale e anfitriã e Ronald Krummenauer - secretário estadual de Educação.

14h às 15h30: Palestra Futurismo, educação criativa, empreendedorismo (Tiago Mattos).

16h às 17h30: Painel Evolução dos ecossistemas de inovação e a relação com as universidades e as cidades (Paulo Monteiro Vieira Braga Barone e Jorge Luis Nicolas Audy).

17h30 às 19h: Palestra O desafio da relação universidade-empresa (Susana Sanchez Galve).

19h30 às 21h: Palestra Parques Tecnológicos, empresas inovadoras e a internacionalização: Desafios do século XXI (Francesc Solé Parellada).

 

05/09

9h às 10h: Palestra Estratégias do governo federal de incentivo à inovação (Álvaro Prata).

10h às 11h30: Mesa Redonda Fazendo relações com o Comung. Debatedores: Cleber Prodanov - pró-reitor de Inovação da Feevale, Susana Sanchez Galve - especialista na relação Universidade-Empresa, Francesc Solé Parellada - direção acadêmica da Unidade de Valorização - Universidade Politécnica da Catalunya: BarcelonaTech. Mediadora: Carmen Lúcia de Lima Helfer - vice-presidente do Comung e reitora da Unisc.

14h às 14h15: Palestra Transformação Digital na Gestão de Crédito Educacional (Nivio Delgado - Diretor-Superintendente da Fundacred e Jonas Queiroz - Gerente de TI da Fundacred).

14h15 às 14h30: Palestra A inovação na gestão do Ensino Superior (Gustavo Hoffmann).

15h15 às 16h45: Mesa redonda Startups e empresas tradicionais: empreendedorismo em ação. Debatedores: José Renato Hopf - fundador da 4all e consultor da Endeavor Brasil, Cesar Leite - presidente da Processor e Fernando Kreutz - diretor da FK Biotecnologia. Mediador: Evaldo Antonio Kuiava - vice-presidente do Comung e reitor da UCS.

16h45: Encerramento e avaliação do evento (Inajara Vargas Ramos - reitora da Feevale e anfitriã, José Carlos Carles de Souza - presidente do Comung e reitor da UPF, Evaldo Antonio Kuiava - vice-presidente do Comung e reitor da UCS e Carmen Lúcia de Lima Helfer - vice-presidente do Comung e reitora da Unisc.

 

*Publicado por Josemar Santos

MENU PRINCIPAL