AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Divulgação

 

O acadêmico do terceiro semestre do curso de Ciência da Computação, Guilherme Assmann, de 20 anos, venceu a etapa do Hackaflag realizada no dia 30 de setembro, em Porto Alegre. Trata-se de um campeonato de hacking no estilo capture the flag (CTF), no qual os participantes precisam ter conhecimentos de web hacking, engenharia reversa, criptografia, estenografia, desenvolvimento de exploits, redes e estruturas de sistemas operacionais.

Assmann competiu na categoria individual e afirma ter sido uma experiência muito boa. “Estava nervoso até a hora de sentar e abrir o notebook. Depois disso, tudo se acalmou”, revela. “Sempre participei de CTFs on-line, porém, dessa vez experimentei jogar uma etapa local e gostei”, assegura o estudante, que contou com o auxílio do professor Leonel Tedesco na preparação para a etapa conquistada.

A vitória rendeu a Assmann a classificação para o Roadsec, maior festival hacker da América Latina, que ocorrerá no dia 11 de novembro, em São Paulo. “Estou me preparando com o mesmo método para essa competição. Jogo os CTFs presentes no ctftime sempre que possível e continuo praticando e procurando assuntos do meu interesse”, salienta. O acadêmico competirá com outros 17 finalistas. O vencedor ganhará uma viagem para Las Vegas, nos Estados Unidos, e ingressos para participar do DefCon, evento de segurança da informação.

*Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL