Ocorreu nesta terça-feira, dia 6 de setembro, a mostra de projetos e exposição de trabalhos da E.E.E.F. Nossa Senhora da Esperança, em Santa Cruz do Sul. O tema dessa edição foi Sustentabilidade e, ao todo, foram apresentados cerca de 20 trabalhos produzidos pelos estudantes da educação básica do colégio. Os projetos foram avaliados por uma equipe de jurados formada por professores e bolsistas do Projeto Rumos, do Programa Unisc-Escola.

Segundo a diretora da escola, Suzana Rebelatto, atividades mais lúdicas como a exposição aumentaram o nível de consciência dos alunos. “Trabalhamos este ano com o tema A valorização da vida, abordando aspectos básicos de saúde e preservação do meio ambiente, e percebemos uma adesão maior dos alunos para atividades de interesse ecológico”, salientou.

A educadora também enalteceu o papel das escolas e dos estudantes para a conscientização sobre a sustentabilidade no bairro. “Nossos alunos são o meio de transformação da comunidade em que estão inseridos. É papel da escola dar o primeiro passo e incentivá-los a discutir sobre o assunto. Dá trabalho, mas é recompensador”, completou. Graças aos esforços da equipe diretiva, a comunidade do bairro Santa Vitória recebe o recolhimento dos entulhos com maior periodicidade, mantendo o Arroio das Pedras mais limpo.

A turma do segundo ano do ensino médio debateu sobre as implicações ecológicas e socioeconômicas da Olimpíada 2016 no Brasil. Após uma extensa pesquisa, os alunos apontaram os pontos positivos e negativos que o evento proporcionou para o país.

Para o estudante Marcelo Siqueira, a celebração de abertura soube como utilizar os holofotes para advertir o mundo sobre mudanças climáticas causadas pela intervenção do homem no meio ambiente. “As sementes carregadas pelos atletas serão plantadas no local em que hoje está instalado o Parque Radical, no Complexo Esportivo de Deodoro, onde será criada a Floresta dos Atletas. Esse foi um dos maiores legados da Olimpíada para o nosso país”, apontou.

Já no 5º ano, o tema abordado foi Alimentação saudável. Segundo a professora Emanuele Bueno, a proposta do projeto é apresentar aos alunos alternativas de alimentos saudáveis e de baixo custo. “Percebemos que nossos estudantes adotaram uma alimentação à base de doces e de produtos processados. Nossa ideia é expor os benefícios de uma alimentação natural e bem balanceada”, explicou.

Com a ajuda dos alunos, a professora criou uma pequena horta no pátio da escola utilizando os resíduos descartados pelo refeitório como adubo natural. Os legumes plantados serão colhidos e utilizados como ingredientes para merendas dos próprios estudantes. “Queremos que as crianças apresentem a ideia aos pais, podendo gerar, dessa forma, uma nova fonte de consumo para a família”, contou a educadora.

*Publicado por Felipe Nopes