Divulgação

A 30ª edição do SET Universitário, realizado pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ocorreu de 25 a 29 de setembro, no Campus Central da instituição, em Porto Alegre. O evento teve 1.389 trabalhos concorrendo em 45 categorias e 7.495 estudantes inscritos. Cerca de 30 alunos e egressos da Unisc foram prestigiar o SET e trouxeram sete prêmios para casa.

O publicitário recém formado Gean Naue foi um dos vencedores, com o trabalho Você aceita fazer o que deve ser feito?, premiado na categoria Design Gráfico Institucional. “O trabalho que inscrevi no SET nada mais é do que um cartaz que entreguei para dois professores da Unisc, com o objetivo de convidá-los para compor a banca avaliativa da minha monografia”, conta Naue.

Ele explica que sua pesquisa tinha como tema o desastre ocorrido em Mariana, em 2015, onde uma barragem de rejeito de minério se rompeu afetando amplamente aquela região. “Me inspirei nesse acontecimento trágico para fazer um convite com argila. Queria que os professores, ao abrirem o envelope, se sujassem e pudessem sentir a textura da terra direto no papel, para que se reportassem à lama que destruiu vidas e moradias nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo”, comenta.

Na categoria Conteúdo em Comunicação Institucional e Organizacional – Áudio, o trabalho selecionado foi Transfobia Mata, dos acadêmicos Karolaine Pereira, Mateus de Moura e Matheus Zarpellon. A proposta veio da disciplina de Comunicação e Desenvolvimento Regional, ministrada pela professora Patrícia Schuster. O objetivo era escolher algum órgão, como ONGs, por exemplo, e desenvolver uma campanha.  “Escolhemos o Conselho Municipal do Direito da Mulher de Santa Cruz do Sul. Partindo daí, percebemos que eles não tinham material relacionado à transfobia e, sabendo da importância de conscientizar as pessoas sobre isso, criamos o áudio, que inclusive eles usam na Rádio Comunitária de Santa Cruz”, relata Karolaine.

Além do áudio, a acadêmica diz que foi criada uma peça publicitária com a modelo trans Suelen Moraes. “A gente sempre preza por realizar materiais que sirvam de conscientização a problemas das minorias. E desta vez, sabendo que o Brasil contou só no ano passado com mais de 347 casos de assassinatos de trans e travestis, resolvemos abordar o assunto”, complementa a estudante.

Karolaine diz que o resultado no SET foi uma surpresa, pois não esperavam ganhar. “Eram mais de 7 mil alunos inscritos e mais de mil trabalhos. Eu fiquei muito feliz e muito importante esse tipo de reconhecimento. Aí vemos que estamos fazendo a coisa certa. Além disso, dá um ânimo de continuar sempre tentando fazer o melhor”, afirma.

Sobre o SET

O SET Universitário é um evento que estimula a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Cinema e Audiovisual e Design. Palestras, oficinas e o Prêmio SET, que é composto por uma competição de trabalhos universitários, fazem parte da programação.

Confira os outros vencedores da Unisc do Prêmio SET 2017:

Categoria: Audiovisual Institucional e Organizacional
Trabalho: Campanha – Violência contra a Mulher
Autor: Luiz Felipe Siegert
Coautor: Mariana Kochenborger

Categoria: Ficção Audiovisual
Trabalho: Entre Paredes
Autor: Thiago Beckenkamp Brito
Coautores: Bruna da Costa Dalla Méa da Silva, Maria Eduarda Silva Rodrigues, Karina de Araujo, Vinícius Dalla Méa Marques, Leandro Winkelmann

Categoria: Jornalismo Opinativo
Trabalho: Quando uma vida acaba
Autor: Giovana Garin Brasil