Fotos: Simoni Helfer

A Unisc sediou, na manhã desta terça-feira, 12 de dezembro, uma reunião das entidades que compõem o Comitê Gestor do Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo (CVT-VRP). O encontro, que contou com a participação da reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer; do presidente do Cisvale e prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert; e do prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros, teve como objetivo aprovar o plano de ação do CVT-VRP, além de definir os primeiros cursos a serem ministrados no local.

A inauguração do centro, que fica localizado junto ao parque da Expoagro, em Rincão Del Rey, Rio Pardo, vai acontecer durante a Expoagro Afubra, em março de 2018. O local foi concebido para ser um centro de formação voltado para a comunidade, com o objetivo de identificar e desenvolver alternativas de diversificação da produção agrícola agropecuária, com incremento de conteúdo tecnológico em produtos, processos ou serviços.

As atividades planejadas para o CVT-VRP incluem o atendimento às famílias rurais com um conjunto de ações de extensão, com caráter multidisciplinar, educativo e cultural, para buscar soluções alternativas e complementares ao cultivo do tabaco como forma de diminuir a dependência econômica regional desta cultura.

Os primeiros cinco cursos a serem oferecidos em 2018 são: Boas práticas de produção primária de olericulturas, piscicultura e fruticultura; Curso básico, dietas e melhoramento genético da produção de leite; Boas práticas de beneficiamento de alimentos de origem vegetal e animal; Gestão da unidade de produção familiar, associativismo e cooperativismo; e Produção orgânica, agroecológica e certificação.

Segundo a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, o CVT será um importante instrumento de capacitação para a agricultura familiar da região. “Trata-se de uma conquista importante para todos, e ver as entidades se unindo neste Comitê Gestor é fundamental para mantermos uma atividade pulsante”, observou.

Entidades

O Comitê Gestor do CVT-VRP é formado pelas seguintes entidades: Unisc, Prefeitura de Rio Pardo, APL VRP Produção de Alimentos, Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede-VRP), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Associação Gaúcha de Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSerra), Consórcio Intermunicipal de Serviço do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Consórcio Vale do Jacuí, Emater/RS – Ascar – Regional de Soledade, Embrapa Clima Temperado, Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) – Unidade de Santa Cruz do Sul, SindiTabaco e Sindicato Rural.

*Publicado por Felipe Nopes