AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

No mês de julho, os professores do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado da Unisc, Ênio Leandro Machado e Carlos Alexandre Lutterbeck, publicaram um artigo científico intitulado Performance of an integrated system combining microalgae and vertical flow constructed wetlands for urban wastewater treatment, na revista Environmental Science and Pollution Research, famoso periódico com Qualis A1 da Capes na área das Engenharias 1.

O artigo envolve o trabalho desenvolvido pelo ex-aluno do mestrado em Tecnologia Ambiental, Elizandro Oliveira Silveira, que, ao longo de dois anos, investigou o uso combinado de microalgas e wetlands construídos de fluxo vertical para o tratamento de efluentes urbanos. A pesquisa foi bem avaliada pelos revisores, uma vez que se trata de um sistema inédito para o tratamento de efluentes urbanos. Além dos autores, o trabalho ainda contou com a parceria do professor do Departamento de Biologia e Farmácia da Unisc, Alexandre Rieger, e da agora aluna do PPGTA, Daiane Moura.

Cabe ressaltar que este é o terceiro artigo publicado pelo Grupo de Ciência e Tecnologia Ambiental em revistas de alto fator de impacto e Qualis A1 da Capes apenas neste ano, com participação dos professores Ênio Machado e Carlos Lutterbeck. O primeiro, denominado Life cycle assessment of integrated wastewater treatment systems with constructed wetlands in rural áreas, foi publicado em feveiro de 2017, na Journal of Cleaner Production, e contou com a parceria dos professores do PPGTA, Diosnel Rodriguez Lopez e Lourdes Teresinha Kist.

Já o segundo artigo, intitulado Combined use of VUV and UVC photoreactors for the treatment of hospital laundry wastewaters: reduction of load parameters, detoxification and life cycle assessment of different configurations, foi publicado em março, no periódico Science of the Total Environment.

*Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL