Em novembro deste ano, o atleta Felipe Rocha, 22 anos, que iniciou sua história no basquete no Projeto Cestinha Sesi/Unisc, em Santa Cruz do Sul, foi incluído na seleta lista dos 278 atletas universitários que se destacaram nos Estados Unidos (temporada 2016/2017) pela performance nos estudos e no esporte, pelo serviço comunitário e pela liderança. A seleção ocorreu entre os atletas de todos os esportes e divisões das universidades norte-americanas. Destes 278 serão escolhidos 10 jogadores e, posteriormente, apenas um será eleito durante o primeiro semestre de 2017.

No Cestinha, Felipe jogou até os 13 anos de idade. Ao completar 14 anos, foi jogar na Espanha a convite do clube Joventut Badalona, na região da Catalunha. Lá, aprendeu espanhol e catalão, essa última a língua da escola onde estudou. Nesta época, Felipe participou da Seleção Brasileira de Basquete, na categoria até 15 anos. Em 2009 foi convidado a jogar e a estudar na IMG Academy, na Flórida, centro de referência de esportes nos Estados Unidos.

O atleta deu continuidade ao Ensino Médio em Burlington, Nova Jersey, nos Estados Unidos, a convite da Life Center Academy. Após a graduação escolar em 2013, recebeu convite de várias universidades norte-americanas para estudar com bolsa integral. Optou pela Union University, em Jackson, estado de Tennessee, onde cursa Administração com ênfase em Negócios Internacionais. A conclusão será em maio de 2017.

Felipe atribui muitas de suas conquistas à história de base construída no Projeto Cestinha, onde aprendeu não só técnicas, mas principalmente valores. E onde estiver, suas atitudes refletirão os ensinamentos do Cestinha.

*Publicado por Felipe Nopes