Tendo em vista a constante preocupação com a saúde e o bem-estar da comunidade, a Farmácia-Escola da Unisc, juntamente com o curso de Farmácia e a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext), promoveu uma feira de saúde nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, no Centro de Convivência da Universidade. A finalidade foi realizar, gratuitamente, testes de glicemia capilar (verificação do nível de glicose) na comunidade acadêmica. Além disso, as farmacêuticas estiveram disponíveis para esclarecer dúvidas sobre medicamentos, preocupações com a saúde e orientações para melhorar a qualidade de vida da população.

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

*Publicado por Felipe Nopes