AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Esq. para dir.: prof. Adilson Costa  e Marco Ferrão .
Esq. para dir.: prof. Adilson Costa e Gilson Helfer.

 

O Grupo de Pesquisa em Quimiometria da Unisc, liderado pelos professores Adilson Ben da Costa (Unisc) e Marco Flores Ferrão (Ufrgs), participou da 3ª Escola de Inverno de Quimiometria, realizado pelo Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (IQ-Ar/Unesp), de 24 e 26 de julho, em Araraquara (SP).

A principal proposta da EIQ 2017 foi reunir diversos especialistas da área de Quimiometria, com a finalidade de promover um intercâmbio de ideias entre todos os participantes, nacionais e internacionais. Dessa forma, buscou fomentar discussões sobre a disseminação de métodos matemático-estatísticos em dados de natureza química e atualizar o uso de novas ferramentas quimiométricas.

A programação contou com seis palestras de temas diversos e seis minicursos ministrados por profissionais altamente capacitados, dentre os quais dois estrangeiros, com atuação na área de métodos cromatográficos e de separação.

Ao todo, o evento teve 140 participantes, tendo o grupo de pesquisa apresentado 13 trabalhos, 12 na forma de pôster e um na forma de apresentação oral, em sessão coordenada.

Na sessão de encerramento, o trabalho intitulado A new tool for interpretation of pro

tein stability of raw milk by means of the alizarol test using PLS model in mobile device, apresentado pelo professor do Departamento de Computação, Gilson Helfer, foi premiado em 1º Lugar, como melhor painel do evento. O estudo foi desenvolvido junto ao laboratório de Protótipos da Unisc, com a colaboração de professores e estudantes de diferentes cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade de Santa
Cruz do Sul (Gilson Helfer - Departamento de Computação, Bruna Tischer e Paula Filodb - PPGSPI, Alessandra Parckert e Ronaldo dos Santos - Curso de Química, Ana Rohlfes - Departamento de Química e Física e Adilson da Costa - PPGTA/PPGSPI) e da UFSM (Juliano Barine - Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos).

Esse foi o segundo prêmio consecutivo do grupo de pesquisa. Na edição de 2015, o trabalho intitulado Photometrix: um aplicativo Móvel para Análise Exploratória de dados Multivariados e Calibração Univariada de Imagens digitais também foi agraciado como melhor pôster do evento.

 

*Publicado por Josemar Santos

 

MENU PRINCIPAL