Divulgação

O Grupo de Pesquisa Direitos Fundamentais na Sociedade da Informação, liderado pelo professor Luiz Gonzaga Silva Adolfo e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado, da Unisc, esteve presente no 11º Congresso de Direito de Autor e Interesse Público (Codaip), realizado nos dias 6 e 7 de novembro, na UniCuritiba, em Curitiba (PR). O evento foi realizado pelo Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (Gedai), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Ministério da Cultura (MinC), e contou com a participação de palestrantes nacionais e estrangeiros.

Trata-se de um encontro internacional aberto ao público, cujo intuito foi estimular uma visão crítica quanto aos aspectos legais, sociais, culturais e econômicos dos Direitos Autorais e promover o debate sobre a eficácia da atual legislação na sociedade da informação. Neste evento, em um momento próprio e aberto ao diálogo entre os diversos grupos de pesquisas presentes, o grupo Direitos Fundamentais na Sociedade da Informação foi apresentado pelos alunos e componentes do grupo, doutorando Eduardo Pires e mestrandas Laís Michele Brandt, Lindiara Antunes Nascimento e Tatiane Pessoa, servindo como um excelente momento para o intercâmbio acadêmico e a formação de parcerias para pesquisas e projetos futuros.

A coordenadora do Escritório de Projetos da Unisc e também componente do Grupo de Pesquisa Direitos Fundamentais na Sociedade da Informação, Michele Braun, também participou do congresso. Na sequência, o grupo de pesquisa também marcou presença no 11º Seminário Internacional sobre Sociedade da Informação e Propriedade Intelectual, ocorrido nos dias 8 e 9 de novembro, também na UFPR, onde foram tratados temas atuais envolvendo a relação entre Sociedade da Informação, Ambiente Digital e Direito. Nestes outros dois dias de reflexão estiveram presentes novamente os alunos da Unisc Eduardo, Laís, Lindiara e Tatiane.

O seminário é um evento vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Direito Empresarial Comparado, do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizado pelo Gedai/UFPR e organizado pelos professores Marcos Wachowicz, Marcia Carla Pereira Ribeiro e Sérgio Staut Júnior, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR, do Ministério da Cultura, por meio da Diretoria dos Direitos Intelectuais (DDI), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para a aluna do primeiro ano do Mestrado em Direito da Unisc, Laís Brandt, foi uma satisfação e um privilégio participar dos eventos. “Tive a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e de ouvir e conhecer profissionais e pesquisadores brilhantes. Parabenizo toda a equipe que organizou os eventos e também os palestrantes pela relevância dos temas abordados”, salientou.

No 11º Codaip, também esteve presente o Grupo de Pesquisas Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado, da Unisc, liderado pelo professor Jorge Renato dos Reis. O grupo participou, ainda, do momento de diálogo com outras dezenas de grupos de pesquisa do país, oportunidade na qual apresentou as pesquisas desenvolvidas na Unisc. Reis enfatizou a relevância de a Universidade estar presente em um evento internacional consolidado e com publicações de significativa qualidade científica. Acompanhou o professor Reis em Curitiba o mestrando Ismael Silveira de Ávila.

*Publicado por Felipe Nopes