Em solenidade que contou com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, dia 9 de setembro, o bloco 19 do Campus da Unisc em Santa Cruz do Sul.  As obras do prédio de 762 m², que vai abrigar o Centro de Inovação e Difusão Tecnológica do Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc), iniciaram em dezembro de 2014. O investimento foi de mais de R$ 1 milhão do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, com a contrapartida da Unisc de R$ 380 mil.

No local, serão instaladas empresas de base tecnológica e de inovação, tendo um ambiente multiusuário para capacitações, seminários, convenções das empresas e da comunidade acadêmica e um ambiente destinado à implantação do laboratório de criatividade e prospecção de tecnologia.

Durante a inauguração, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, destacou a importância de colocar no campus-sede da Instituição um centro de inovação e difusão de tecnologia à disposição da comunidade local e regional. “Estamos avançando muito nas parcerias com o setor produtivo e com o seguimento empresarial, assim como entendemos que essa aliança entre governos municipal, estadual e federal, o seguimento empresarial e a universidade vai fazer toda a diferença, principalmente na inovação que provoca o desenvolvimento na nossa região”, salientou.

Já o governador José Ivo Sartori lembrou que esse é um investimento que beneficia estudantes, professores e toda a comunidade regional. “Trata-se de um investimento com características regionais, e esse modo de organização é benéfico para todos, ou seja, quando uma região vai bem todos os municípios também vão bem. Então, quando uma região como essa é protagonista de um investimento como esse, ela proporciona a oportunidade para que todas as comunidades próximas cresçam juntas, porque quando se leva tecnologia, leva-se o desenvolvimento científico e a pesquisa, e se dá a oportunidade para que todos os municípios ao redor também se desenvolvam”, frisou

De sua parte, o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Renato de Oliveira, que no ato representou o secretário Fábio de Oliveira Branco, considerou que essa é mais uma importante etapa vencida, pois consolida a base de pesquisa tecnológica e de inovação proposta pelo governo. “Com esse investimento, o governo fortalece ainda mais a sua diretriz anunciada desde o início de que a ciência e a tecnologia são as molas propulsoras para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, atraindo investimentos e impulsionando a política de inovação e tecnologia”, revelou.

Também participaram da cerimônia a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, Andréia Valim; o coordenador do TecnoUnisc, Fernando Stanck; o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, Léo Henrique Schwingel; o deputado estadual Edson Brum; e o presidente do Diretório Central dos Estudantes da Unisc (DCE), Guilherme Seibel Fagundes.

*Publicado por Josemar Santos