Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 26 de outubro, no Anfiteatro do bloco 18 da Unisc, a Universidade de Santa Cruz do Sul, por meio do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado (PPGPS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (Geps), e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) deram início às atividades, que se estendem até esta sexta-feira, 27, relativas ao Fórum Nacional da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e ao 4º Seminário Científico do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. O público-alvo são trabalhadores e gestores de saúde, usuários, professores/pesquisadores, alunos de graduação e da pós-graduação e comunidade em geral.

A cerimônia de abertura do evento contou com a apresentação Banda Down da Apae, composta por pessoas com síndrome de Down, onde são feitas dublagens de cantores e bandas famosas, sob responsabilidade da professora Carla Kniphoff. Compuseram a mesa de honra, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, Andréia Valim; a coordenadora do PPGPS, Silvia Isabel Rech; a coordenadora do Projeto pela Unisc, Suzane Frantz Krug; a coordenadora regional de saúde da 13ª CRS, Mariluci Reis; a coordenadora Regional da Política da Pessoa com Deficiência e coordenadora do Projeto pela 13ª CRS, Camila Dubow; e o representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Hugo Brass.

Os eventos têm como objetivos fomentar discussões, reflexões e debates sobre os processos de assistência e de trabalho voltados à saúde das pessoas com deficiência no Sistema Único de Saúde, bem como contribuir para a implementação, articulação e integração das ações e serviços de saúde da Rede de cuidados à pessoa com deficiência, visando à continuidade e a integralidade no cuidado em saúde.

A programação completa está disponível no site www.unisc.br/site/seminario-ppgps/index.html

*Publicado por Josemar Santos