Divulgação

Na última sexta-feira, dia 11 de agosto, em cerimônia realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) lançou a obra coletiva de artigos Ensino Jurídico no Brasil: 190 anos de história e desafios em formato digital, disponibilizada de forma gratuita à comunidade acadêmica e ao público em geral.

Os capítulos que compõem a obra foram selecionados através de edital de submissão de artigos científicos lançado no mês de maio, cujo processo de avaliação previa avaliação pela Comissão Organizadora, bem como pelos demais membros da Comissão de Ensino Jurídico da OAB e do Conselho Pedagógico da ESA-OAB/RS.

Dentre os artigos aceitos, foram selecionados para a obra três textos de autoria de professores e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) – Mestrado e Doutorado, da Unisc, que se fizeram presentes no evento representando a Universidade. Os artigos são:

- O descompasso entre a formação proporcionada pelos cursos de Direito no Brasil e a nova concepção de acesso à justiça: o público e o privado no exercício da jurisdição, de autoria do professor Jorge Renato dos Reis e da doutoranda Aneline dos Santos Ziemann;

- Da necessária revolução no paradigma do ensino jurídico no Brasil: o direito fundamental de acesso à justiça e a Lei nº 13.140/2015 como esteios transformadores, de autoria do professor Clovis Gorczevski e do doutorando Marcelo Dias Jaques;

- Desafios do ensino jurídico no Brasil: um olhar sobre a formação docente, de autoria da professora Suzéte da Silva Reis.

“Hoje refletimos e discutimos, também, como o ensino foi construído através dos tempos, e como podemos melhorá-lo com a nova realidade e com os avanços que vivenciamos”, destacou a diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos. Segundo ela “os artigos que compõem o livro são o exemplo para unir ideias e melhorar o ensino jurídico do País”.

O evento ainda contou com uma palestra ministrada pelo presidente da Comissão Nacional do Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB, Marisvaldo Cortez Amado, sobre o tema Perspectivas do Ensino Jurídico Brasileiro.

O download da obra, que tem a coordenação de Alexandre Torres Petry, Carolina Migliavacca, Fernanda Osório, Igor Danilevicz e Italo Roberto Fuhrmann, pode ser realizado pelo link http://www.oabrs.org.br/arquivos/file_598e37ec8db3e.pdf.

*Publicado por Felipe Nopes