Estão abertas as inscrições para a 2ª Maratona Unisc de Computação (MUC), promovida pelo curso de Licenciatura em Computação, Projeto Unisc Inclusão Digital, Subprojeto de Informática - PIBID/Unisc, Núcleo de Socialização, Ciência e Tecnologia e Unisc-Escola. O objetivo é fomentar a introdução da Computação na Educação Básica, incentivando todos os segmentos sociais a observar a importância da área que, para o século XXI, é tão significante quanto saber ler, escrever e calcular. Pretende-se, ainda, identificar e premiar talentos na área da Computação e incentivá-los a seguir carreira.

Escolas dos vales do Rio Pardo e Taquari e demais regiões podem participar, inscrevendo duplas de alunos, juntamente com um professor responsável. Serão selecionadas cinco duplas do Nível de participação 01 (Ensino Fundamental - anos finais, com 5º ano incluso) e cinco duplas do Nível de participação 02 (Ensino Médio), por escola, no qual, o mesmo professor poderá ser responsável por mais de uma dupla de alunos.

Neste ano, a MUC será composta por duas etapas: a primeira (Pensamento Computacional) é dedicada as atividades on-line que serão enviadas às escolas. As duplas de alunos terão entre os dias 11 e 25 de setembro para a resolução. Cada escola receberá um endereço virtual com atividades a serem resolvidas. A segunda etapa (Dia do Código) é dedicada à atividade na Unisc aos grupos de alunos classificados na Etapa do Pensamento Computacional. Os alunos classificados comparecerão na Unisc para a resolução dos desafios finais no dia 23 de outubro, no Anfiteatro do bloco 18, das 13h30 às 16h30.

O regulamento está disponível no site www.unisc.br/site/muc. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail inclusaodigital@unisc.br ou pelos fones (51) 3717-7393 e 3717-7397.

*Publicado por Josemar Santos