Esq. para dir.: Avelino Zorzo, Marcia Kniphoff e André Raabe.
Esq. para dir.: Daniele Kopp, Roberta Schmachtenberg, James Schulz e Mateus Cunha.

O curso de Licenciatura em Computação da Unisc esteve presente no 1˚ Seminário de Inovações Tecnológicas na Educação (Site), no dia 25 de agosto, na UnivalI - Campus Itajaí (SC). O evento abordou o tema Ensino de Computação na Educação Básica e Relatos de Experiência sobre o Pensamento Computacional.

A Licenciatura em Computação da Unisc apresentou diversas atividades dos estágios obrigatórios e de extensão e do Programa Institucional de Iniciação à Docência que são realizadas para popularização do Pensamento Computacional, entre elas a Maratona Unisc de Computação (MUC), o Robokit (kit de robótica educativa), as oficinas de informática e palestras do Projeto Unisc Inclusão digital.

A Univali apresentou as atividades da disciplina regular denominada Pensamento Computacional, oferecida nas escolas de aplicação e que beneficiam 700 alunos. A disciplina é ofertada a partir do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Também foram apresentados depoimentos de pais e professores que confirmam o sucesso da implantação da disciplina.

Na abertura do evento, participaram os professores André Raabe (Univali), Avelino Zorzo (diretor de Educação da Sociedade Brasileira de Computação - SBC) e Marcia Kniphoff da Cruz (Curso de Licenciatura em Computação da Unisc), que falou sobre a A formação de docentes de computação no curso de Licenciatura em Computação da Unisc. De acordo com a professora, foi excelente a participação no encontro, pois foi possível apresentar as atividades de formação desenvolvidas no curso, uma vez que, o estudante de Licenciatura em Computação hoje, é o professor da área que mais se amplifica em todos os sentidos na sociedade. “A Computação é aporte para todas as demais áreas e deve ser trabalhada já na mais tenra idade, na escola, a exemplo de países como Austrália, França, Estados Unidos, entre muitos outros que investiram na área e hoje produzem tecnologias. Além dessas possibilidades, os estudantes podem atuar em empresas e em outras atividades que envolvem Informática e Computação”, destacou.

Segundo os alunos de Licenciatura em Computação da Unisc, Daniele Kopp, Roberta Schmachtenberg, James Schulz e Mateus Cunha, a troca de experiência conta muito. “É um prazer poder relatar nosso trabalho e sentir que todos ficam impressionados e aprendem com o que apresentamos. Conhecer pessoas, alunos e professores de outras localidades é fundamental para ampliar os horizontes e enxergar outras experiências que agregam para nossa formação”, revelaram.

Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) publicou, em agosto, os Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. A SBC entende que é fundamental e estratégico para o Brasil que conteúdos de Computação sejam ministrados na Educação Básica. Nos últimos dois anos, uma comissão, designada pela Diretoria de Educação e formada pelos professores André Luís Alice Raabe (coordenador), Ismar Frango, Leila Ribeiro (coordenadora), Lisandro Zambenedetti Granville, Luciana Salgado, Marcia Jochims Kniphoff da Cruz, Nara Bigolin, Simone André Costa Cavalheiro e Sônia Fortes trabalhou na elaboração de um documento que trata dos referenciais de formação em Computação para a Educação Básica.

O documento aborda as competências e habilidades para os três eixos Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital que compõem a Computação na Educação Básica, da Educação Infantil até o Ensino Médio. O material apresenta uma proposta que, para ser implementada em escolas, deve ser adaptada para o respectivo contexto escolar. Segundo o professor Avelino Zorzo, esse documento estabelece um ponto de partida da SBC para inclusão de Computação na Educação Básica e pode auxiliar muitas escolas que já ensinam aspectos de Computação.

*Publicado por Josemar Santos