Felipe Nopes

Graziela Cristiane Ely (Colégio Sinodal Gustavo Adolfo) e Josemar Santos (Unisc).

Realizado nesta quinta-feira, 9 de novembro, o Viva Unisc atraiu um grande público ao campus-sede da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Durante todo o dia, mais de 5,3 mil alunos e professores, vindos de 130 escolas de Ensino Médio de 59 municípios dos Vales do Rio Pardo e Taquari, do Centro-Serra e da região da Quarta Colônia, conheceram os cursos, os serviços e a infraestrutura da instituição e participaram de oficinas, de minicursos, de visitas orientadas e do tour motorizado pela universidade, entre outras atividades.

Um dos principais atrativos do evento foi a Mostra de Cursos, concentrada no Ginásio Pedagógico. No local, os visitantes tiveram contato direto com acadêmicos e docentes dos cursos oferecidos pela Unisc, o que permitiu adquirir informações e esclarecer dúvidas a respeito das diversas possibilidades para a carreira profissional. Também foi possível realizar a inscrição para o Vestibular de Verão pelo valor promocional de R$ 25,00.

Para a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, trata-se de um dia muito especial. “Milhares de escolares vieram até a nossa universidade para conhecer os cursos, participar das oficinas e obter informações sobre as opções para a carreira profissional. Que todos encontrem na Unisc as suas possibilidades de futuro”, salientou. Já o pró-reitor de Graduação, Elenor José Schneider, destacou que o Viva Unisc é um momento muito importante na vida dos alunos que estão concluindo o Ensino Médio. “É uma oportunidade para conhecerem mais a fundo o sentido do curso que desejam, avaliar uma compatibilidade possível, conhecer o alcance e também os limites da profissão e ver a estrutura que a universidade oferece para uma formação sólida”, pontuou.

Segundo Schneider, milhares de estudantes que estão ou estiveram na Unisc viveram, em algum momento, o dia do Viva Unisc. “Conhecendo mais os cursos que se apresentam nos seus horizontes, poderão fazer sua melhor escolha, fato tão decisivo para uma vida feliz. Muitos dos nossos visitantes se decidem quando conhecem melhor a universidade que, por vezes, lhes aparece distante. E vêm para cá para ficar”, frisou o pró-reitor. Durante o evento, ocorreu ainda o sorteio de um tablet entre as escolas que se inscreveram no site do Viva Unisc. O ganhador foi o Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado, e o prêmio foi recebido pela professora Graziela Cristiane Ely.

Bandas

No início da tarde, o 4º Viva Unisc Festival de Bandas agitou o público presente no Centro de Convivência. Após as 10 apresentações, os jurados se reuniram para eleger as três melhores bandas. A vencedora foi a Disfônica, de Santa Cruz do Sul, que poderá gravar duas músicas em estúdio e duas canções ao vivo (áudio e vídeo em Live Session). Em segundo lugar ficou a Banda 63, também de Santa Cruz do Sul, que gravará duas faixas musicais em estúdio, e em terceiro lugar, o grupo Identidade Zero, de Venâncio Aires, que ganhou uma música gravada em estúdio. Todas as bandas receberam troféu pela participação. O festival encerrou com show da banda Kayana, uma das vencedoras da edição de 2016.

*Publicado por Felipe Nopes