AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Respire. Sinta a respiração entrando pelo nariz e enchendo os pulmões. Agora sinta o ar saindo. Não tente controlar a velocidade da respiração. Apenas perceba como ela está acontecendo em seu corpo. Pronto. Você já praticou um pouquinho de Mindfulness. A técnica oriental e milenar chegou ao Brasil na década de 1980 e logo começou a ser utilizada por psicólogos e terapeutas como um tratamento complementar. Nos últimos dois anos têm se tornado mais popular. E na noite da última quarta-feira, dia 26, foi parte da programação do Outubro Rosa do Hospital Santa Cruz (HSC) em parceria com a Unisc e a Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Voltado para a comunidade, mas especialmente para pacientes oncológicos, familiares e profissionais que atuam com esses pacientes no dia a dia, a atividade foi ministrada pela psicóloga e professora do curso de Psicologia da Unisc, Simone Machado. O evento ocorreu no Espaço Gourmet do Hotel Charrua. Na oportunidade, Simone esclareceu que, apesar de o Mindfulness ser visto como uma meditação, ele não é apenas isso. “São diversas técnicas. Algumas delas possuem um caráter mais meditativo. Outras, porém, são bem práticas”, apontou.

Além disso, existem dois tipos de Mindfulness: o formal e o informal. O primeiro é composto por ações pensadas e selecionadas, onde o praticante para por alguns minutos suas atividades cotidianas para praticar. O segundo consiste no estar atento ao dia a dia e, durante alguns minutos, realizar tarefas do cotidiano, mantendo atenção plena naquilo que se está fazendo, visto que Mindfulness quer dizer justamente “mente atenta”.

Simone explicou ainda que, por ter um caráter mais prático, o Mindfulness vem como uma alternativa mais adequada às rotinas das grandes cidades. “Quando falamos em meditação, pensamos naquela situação clássica, numa pessoa sentada em posição de lótus, esvaziando a mente, no silêncio total. Mas quando, na nossa rotina, nós vamos ter esse silêncio total, esse tempo? O Mindfulness pode ser feito em qualquer lugar, em quaisquer condições. E ele não exige o esvaziamento da mente. Ao contrário, ele pede que deixemos o pensamento fluir, e que devemos apenas prestar atenção a ele, sem julgamentos”, disse. “Quando deixamos os pensamentos fluírem, eles se aquietam por si só”, complementou.

Alguns dos exemplos de Mindfulness que podem ser praticados facilmente no dia a dia, segundo Simone, são tomar um bom banho prestando atenção na água e nas sensações do corpo ou saborear bem um alimento, cortando-o, sentindo na boca seu sabor e sua textura. “O segredo do Mindfulness é potencializar aquilo que aumenta em nós a serotonina, que é o hormônio do bem-estar”, contou a psicóloga.

Benefícios para pacientes

Ainda de acordo com Simone, o Mindfulness tem como principal benefício o aumento da imunidade de pacientes. Isso porque sua prática proporciona um autoconhecimento maior e, consequentemente, um bem-estar maior. Por meio dessa prática, a pessoa que está passando por um período de dificuldade, como um câncer, se julga menos e sente menos a necessidade de encontrar uma solução imediatamente, aspecto que pode deixá-la tensa, estressada. Desta forma, fica aberta para as soluções que eventualmente surgirem. Preocupa-se menos. Vive melhor.

O Mindfulness também ajuda a lidar com a ansiedade. Não a diminui, conforme explicou Simone. Mas auxilia a trabalhá-la. O paciente desenvolve técnicas que o ajudam a se ater mais ao momento em que está vivendo. Então, nas ocasiões em que a ansiedade vem com mais intensidade, ele pode colocar em prática essas técnicas.

E foi justamente isso que a professora buscou mostrar para os inscritos no evento na noite de quarta-feira. Ela iniciou com uma palestra, falando a respeito do Mindfulness, e depois, com a ajuda de sua equipe de estagiários, realizou diversas atividades práticas e meditativas relacionadas à técnica. Uma delas consistia exatamente em prestar atenção na respiração, como no início do texto.

O Apta

A partir de 2017, o Ambulatório de Pesquisas e Tratamento da Ansiedade (Apta), do Sistema Integrado de Saúde (SIS) da Unisc, que também é coordenado pela professora Simone Machado, oferecerá sessões semanais de Mindfulness para a comunidade. Interessados podem entrar em contato com o SIS pelo telefone (51) 3717-7480.

*Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL