Notícias

Felipe Nopes

 

Para dar continuidade ao espaço de discussão sobre temáticas relacionadas à inclusão, à acessibilidade, à educação e à aprendizagem no ensino superior, o Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac) promoveu nesta segunda-feira, dia 13 de novembro, na sala 108, bloco 1 do campus-sede, o 2º Encontro de Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) da Unisc.

Os objetivos foram conhecer e dialogar com a Comissão de Acessibilidade – composta pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Marcelino Hoppe; pela assessora de Planejamento, Deise Breunig; e pela coordenadora do Naac, Raquel Ribas Fialho –; apresentar as barreiras mencionadas no primeiro encontro e pensar conjuntamente em soluções; e identificar temáticas para os próximos encontros.

Segundo Raquel, diversos espaços da Universidade foram adaptados para os estudantes com NEE, entretanto, ainda há solicitações que precisam ser atendidas. “Necessitamos dialogar com outros setores, levar adiante as demandas que recebemos e provocar os colegas para esse novo olhar. O Naac está muito presente e em contato com os alunos. Sabemos que ainda há muitas barreiras e temos que pensar alternativas e trabalhar em conjunto. Isso é muito importante”, destacou.

Hoppe ressaltou a relevância do encontro e da troca de ideias com os acadêmicos. “Se essas trocas ficarem registradas, o caminho será mais fácil e acessível para os próximos alunos que ingressarem na Unisc”, apontou o pró-reitor e presidente da Comissão de Acessibilidade. Atualmente, a Universidade conta com 25 estudantes com NEE.

 

*Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL