O aplicativo CarboCalc permite a consulta e a contabilização dos valores de carboidratos de alimentos

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT) encaminhou pedido de registro de um software produzido pelo aluno do curso Técnico em Informática do Centro de Educação Profissional (Cepru), Luciano Ferreira, orientado pelo professor Evandro Rodrigues. O CarboCalc é um aplicativo destinado à consulta e à contabilização dos valores de carboidratos de alimentos armazenados em uma base de dados, permitindo, dentro outros recursos, selecionar alimentos para uma determinada refeição e, simultaneamente, contabilizar os valores dos carboidratos relacionados a esses alimentos.

Criado para dispositivos móveis (Smartphones e Tablets) e compatível com a plataforma Google Android, também possibilita o registro de valores das glicemias diárias, permitindo consultar o histórico das mesmas. A base de dados dos alimentos pode ser expandida pelo usuário através do registro de novos alimentos, sendo que a sua utilização pode ser off-line, pois os dados ficam armazenados no dispositivo.

Segundo explicou o estudante Luciano Ferreira, a motivação para o desenvolvimento do aplicativo surgiu quando conheceu a técnica de contagem de carboidratos utilizada por pessoas com diabetes para contabilizar e controlar a quantidade ingerida. “A contagem tradicional de carboidratos requer consulta às tabelas de alimentos, anotações e a soma das quantidades de carboidrato dos alimentos que serão consumidos por refeição, o que demanda muito tempo. Com a utilização do aplicativo, esse processo se torna mais ágil, prático e eficiente, permitindo o registro e a consulta diária dos valores das glicemias”, salientou.

“Com o conhecimento obtido durante o curso, o aluno idealizou e desenvolveu uma inovação, utilizando a tecnologia com o objetivo de ajudar as pessoas. Dessa forma, a orientação desse trabalho foi muito empolgante e o resultado foi extremamente satisfatório”, disse o professor Evandro Rodrigues.

Mais informações sobre o produto podem ser obtidas junto ao NITT, pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou ainda pessoalmente na sala 1603, bloco 16, no campus de Santa Cruz do Sul.

*Publicado por Josemar Santos