Felipe Nopes

Da esq. para a dir.: Liane Kipper, Gabriela Kessler, Henrique de Carvalho e Ricardo Czekster

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (NITT/Unisc) encaminhou ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o pedido de registro do software Decisor, desenvolvido em projeto de pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) – Mestrado, da Unisc. Os autores são os professores do PPGSPI, Liane Mählmann Kipper e Ricardo Melo Czekster, e os alunos Henrique Jung de Carvalho, do curso de Engenharia da Computação, e Gabriela Zucchetti Kessler, do curso de Engenharia de Produção.

O software modela e computa índices de prioridades para tomada de decisões usando o método de decisão multicritério fornecido pela técnica de Analytical Hierarchy Process (AHP). Sua principal diferença de softwares semelhantes é que possui melhor usabilidade e funcionalidades que facilitam a modelagem e a geração de relatórios com os índices computados.

O programa Decisor é gratuito e pode ser usado para modelar problemas decisórios com múltiplos critérios, alternativas e pesos. Diversas dificuldades da atualidade podem ser modeladas com o método descrito por AHP, desde a aquisição de maquinários em empresas e seleção de fornecedores até a tomada de decisão de trocar ou não de empresa, conforme relações de custo e benefício.

“Em problemas sociais, sejam eles urbanos ou não, e que englobam a análise de duas ou mais variáveis para a tomada de decisão, o software Decisor também pode ser utilizado, auxiliando o tomador de decisão na escolha da melhor alternativa”, aponta Liane. Para Czekster, o programa permite que os usuários modelem e extraiam índices quantitativos entre critérios e alternativas, usando a metodologia proposta por AHP. “Os modelos podem ser aplicados a diferentes realidades e processos, impactando positivamente decisões em empresas e indústrias”, afirma o docente.

Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT/Unisc pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou ainda pessoalmente na sala 1603, bloco 16 do campus de Santa Cruz do Sul.

*Publicado por Felipe Nopes