O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) – Mestrado e Doutorado, da Unisc, realizará uma atividade inédita na instituição. Trata-se da primeira edição da Escola de Inverno (Winter School), que ocorrerá de 17 a 20 de setembro, no campus-sede da Unisc. O evento consiste numa semana de estudos com a participação de alunos e de professores de doutorado em Desenvolvimento Regional e áreas afins. A promoção é do PPGDR da Unisc em parceria com o Institute of Geografphy, da Universität Innsbruck (Áustria), e o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (Furb).

A Escola de Inverno é uma atividade comum em diversos países no ensino da pós-graduação, proporcionando a imersão em projetos e propostas de pesquisa em doutorado. O evento deverá ocorrer todos os anos de forma itinerante, alternando edições sediadas em Santa Cruz do Sul com edições nas cidades sedes dos demais promotores.

Nesta primeira edição irão participar dois ou três doutorandos de cada um dos programas de pós-graduação das universidades promotoras e mais três de cada instituição apoiadora – o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí e o Doutorado em Ciências Sociais da Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina). Já os docentes vão palestrar e também comentar e contribuir com os projetos de pesquisa dos doutorandos.

Além de uma mesa-redonda e da apreciação dos trabalhos, a Escola de Inverno terá uma conferência de abertura e uma atividade de campo, a ser realizada num município do Vale do Rio Pardo, visando observar a realidade e a organização territorial da região.

A conferência, ministrada pelos professores Martin Coy e Markus Schermer, será no dia 17 de setembro, às 19h, na sala 101, bloco 1 da Unisc, sobre o tema A transformação da região: experiências austríacas com abordagens endógenas. O evento será aberto à comunidade, com entrada franca. As demais atividades da Escola de Inverno serão restritas aos professores e aos doutorandos das universidades envolvidas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.unisc.br/site/escolainverno

*Publicado por Felipe Nopes