O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado (PPGDR) realiza uma atividade inédita na Instituição. A Escola de Inverno (Winter School) começa no domingo, 17 de setembro, e vai até o dia 19/09, terça-feira, numa parceria com o Institute of Geografphy, da Universität Innsbruck (Áustria) e o Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Regional da FURB (Blumenau/SC).

A Escola de Inverno é uma atividade comum em diversos países no ensino da pós-graduação. É um evento de imersão em projetos e propostas de pesquisa em doutorado, com participação de docentes e estudantes desse nível de formação. Essa atividade se inicia na Unisc este ano e deverá ocorrer todos os anos, sendo itinerante, alternando edições sediadas em Santa Cruz do Sul, com edições nas cidades-sedes dos demais promotores.

Nessa primeira edição, irão participar nove alunos de doutorado dos Programas de Pós-Graduação das universidades promotoras e de universidades apoiadoras, que são o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí e o Doutorado em Ciências Sociais da Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina). Além dos doutorandos, participam professores dessas universidades, que irão discutir os projetos de tese dos doutorandos.

A abertura da Escola de Inverno será no domingo, às 19h, com uma conferência aberta à comunidade e gratuita. Os professores de Innsbruck Martin Coy e Markus Schermer falam sobre A transformação da região: experiências austríacas com abordagens endógena, na sala 101, da Unisc.

As demais atividades são restritas aos professores e doutorandos das universidades envolvidas. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site http://www.unisc.br/site/escolainverno/index.html

*Publicado por Josemar Santos