Está sendo desenvolvido em Sobradinho o projeto intitulado Aprendendo o direito e prevenindo o bullying na escola: uma releitura dos direitos e deveres por meio do lúdico-pedagógico com base no estatuto da criança e do adolescente e da lei nº. 13.185/2015 no município de Sobradinho. O trabalho no campo da extensão visa construir um agir comunicativo e reflexivo sobre os direitos e deveres de crianças e dos adolescentes nas escolas da rede pública estadual do município de Sobradinho.

A iniciativa é da professora e subcoordenadora do curso de Direito da Unisc, Rosane Porto, com a colaboração das estudantes de Direito Rubia Cavalheiro (bolsista no Programa de Apoio a Projetos de Extensão para o Desenvolvimento Social - Papeds) e Carolina Blum (colaboradora voluntária). O projeto é realizado e financiado pelo Papeds e apoiado pelo curso de Direito de Sobradinho e pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Unisc.      As atividades iniciaram a partir do dia 2 de agosto e se estendem até dezembro deste ano. A execução do projeto de extensão ocorre da seguinte forma: no primeiro momento com as séries iniciais (1°, 2°, 3° e 4° série), utilizando-se o teatro com fantoches e a distribuição de cartilhas educativas com base na legislação estatutária nº 8.069 de 13 de julho de 1990, e na Lei de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) nº 13.185/2015, quando 171 crianças participaram da atividade lúdico-pedagógico distribuídas entres as três escolas Estaduais.

Em julho deste ano, os professores das escolas estaduais do município de Sobradinho, Lindolfo Silva e Padre Benjamim Copetti, participaram da palestra realizada pela professora Rosane Porto, tendo como tema Prevenindo o Bullying com a Justiça Restaurativa, incluída nas suas capacitações. Além de refletir como é realizada a leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente nas escolas estaduais de Sobradinho, foi realizada uma breve análise bibliográfica e a aplicados questionários à comunidade escolar sobre o bullying, também desenvolvendo oficinas com dinâmicas sobre o assunto com os alunos do 6º ao 9º ano. “É oportuno referenciar que a Unisc, enquanto instituição comunitária, ao se aproximar das escolas com os estudantes de direito tem como pilares da educação o ensino, a pesquisa e a extensão, indispensáveis para a formação do cidadão”, salientou a professora Rosane Porto.

*Publicado por Josemar Santos