AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 

A professora dos Departamentos de Educação Física e Saúde e de Educação e coordenadora do Projeto Piracema: Natação para Pessoas com Deficiência, Sandra Mara Mayer, participou, de 10 a 14 de julho, em Sevilla (Espanha), do 14th Word ISSP Congress of Sport Psychology, tendo como tema Integração da Ciência e da Prática através de Pontes Multiculturais, Gênero e Igualdade Social. Participaram diversos especialistas e profissionais da área de Educação Física e Psicologia, assim como pesquisadores e treinadores de todo o mundo, que tiveram a oportunidade de compartilhar informações e conhecimentos, criar redes, construir formas de colaboração e promover discussões sobre disciplinas que contribuem para a ciência e para a prática da psicologia do esporte e disciplinas relacionadas.

No evento, a docente da Unisc apresentou o Projeto Piracema: Natação para Pessoas com Deficiência, realizado por meio de uma parceria entre a Universidade e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o qual teve início em 1984 e mantém suas atividades atualmente, atendendo alunos com diversas doenças, contando com o apoio de professores do Departamento de Educação Física e Saúde da Unisc, bolsistas (Probex) e do professor Laudemiro Volmar Cunha Trindade, representante da Apae.

Durante o Congresso, outros dois temas foram apresentados pela professa Sandra Mayer, um deles intitulado de Bullying, quando realatou uma pesquisa realizada com crianças dos municípios de Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Vera Cruz e Novo Cabrais, constatando um número elevado de jovens que sofrem bullying na escola e não costumam contar aos pais sobre a agressão sofrida.

A partir desses resultados, a professora da Unisc destacou que a violência escolar é um fenômeno perigoso que precisa ser combatido, especialmente quando de forma repetitiva, bem como se faz necessário melhorar as formas de combate a esse tipo de violência, através da educação. As contestações referentes às questões de violência escolar, causadora de comportamentos agressivos e antissociais, foram debatidas dentro do Congresso, considerando que este é um problema mundial de saúde pública.

O outro trabalho apresentado durante o evento na Espanha abordou a Associação Comunitário Pró Amparo do Menor (Copame), que abriga crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. No projeto, que também conta com a parceria da Unisc, estão professores de Psicologia e de Educação Física e uma bolsista Probex (Heloisa Elesbão). O objetivo é promover atividades lúdicas e recreativas, estimulando cuidados nos aspectos psicomotores, afetivos e bem-estar dos abrigados.

*Publicado por Josemar Santos

MENU PRINCIPAL