Josemar Santos

Com a presença de pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação e de graduação da Unisc e de outras universidades brasileiras e estrangeiras, de representantes municipais e demais autoridades, teve início na manhã desta quarta-feira, 13 de setembro, no Anfiteatro do bloco 18, da Unisc, o 8º Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional (SIDR). A programação se estende até sexta-feira, dia 15 de setembro, com o tema Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional: perspectivas e desafios. A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), com o apoio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Observatório do Desenvolvimento Regional, do Sicredi Vale do Rio Pardo e do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede).

Compuseram a mesa de honra a coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unisc, Fabiana Piccinin; o presidente da Anpur, Eduardo Alberto Cuscé Nobre; o coordenador e a coordenadora adjunta do PPGDR, Rogério Leandro Lima da Silveira e Ângela Cristina Trevisan Felippi, respectivamente; e o presidente do Corede, Heitor Álvaro Petry. “Ao falar sobre redes, o seminário discute a constituição, a organização e o desenvolvimento de redes sociais, de redes de organizações e de instituições sociais, econômicas e políticas e de redes de cooperação no âmbito da sociedade civil, do Estado e do mercado no território. Redes essas, que não sem conflitos e através de relações de poder, buscam implementar projetos e políticas de desenvolvimento endógenos, menos assimétricos e mais autônomos, valorizando as particularidades, a identidade, os atributos, as contingências e as oportunidades existentes no território regional”, salientou o coordenador do PPGDR, professor Rogério Silveira.

A conferência de abertura contou com a presença da professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leila Christina Dias, que falou sobre a temática Território e Redes: perspectivas teórico-metodológicas no campo interdisciplinar do desenvolvimento regional. Já às 13h30 ocorre a primeira mesa-redonda do seminário, no mesmo local. À noite haverá, ainda, lançamento de livros e coquetel de boas-vindas, na sede da Associação dos Docentes da Unisc (Adunisc).

Nos demais dias do evento serão realizados painéis e sessões livres e de pesquisa, nas quais estudantes de mestrado e de doutorado e professores de universidades de todo Brasil e também do exterior apresentarão trabalhos selecionados para o seminário. Os painéis iniciam sempre às 9h e às 13h30 e, assim como toda a programação, ocorrerão no Anfiteatro do bloco 18 da Unisc.

A programação completa está disponível em: www.unisc.br/site/sidr.

*Publicado por Josemar Santos