Por meio de um convênio firmado entre o Serviço de Reabilitação Física da Unisc (SRFis) e a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), foi realizado o primeiro repasse de órteses e próteses a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), vindos de vários municípios. O encontro ocorreu nas dependências da Unisc nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, quando foram entregues nove próteses de membros inferiores, sendo quatro transtibial com linner, que é a nova tecnologia via SUS, e cinco transfemural, além de 35 órteses de membros inferiores.

Usuário de prótese transtibial desde 2010, Luis Eduardo Dias, do município de Bom Retiro do Sul, foi um dos beneficiados através do projeto. “Estou bastante satisfeito com essa nova tecnologia, ficou muito bom e do jeito que eu imaginei. Agora sinto mais firmeza com essa perna, ficou perfeito”, salientou

Na oportunidade, a coordenadora do SRFis, Angela Ferreira da Silva, disse estar otimista com essa parceria interinstitucional que está se iniciando.  “Foi um momento muito esperado e que vem qualificar os nossos serviços. Temos a certeza de que iremos contribuir muito com a assistência e com a formação acadêmica/profissional dos nossos estudantes, sempre acompanhados de um professor responsável”, sublinhou.

O diretor técnico da Acadef, Jivago Di Napoli, também destacou a relevância dessa nova tecnologia para a reabilitação dos pacientes. “Essa é uma impregnação tecnossocial que amplia horizontes nas áreas da reabilitação física, especialmente na fisioterapia e ortopedia técnica, com próteses de alto desempenho funcional”, revelou.

Já o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff, fez menção aos benefícios que os avanços tecnológicos trazem para o acompanhamento e tratamento fisioterapêutico de pacientes. “Nesse momento, por exemplo, estamos diante de uma tecnologia de primeiro mundo que está sendo aplicada aos pacientes amputados via SUS do Serviço de Reabilitação e da Clínica de Fisioterapia da Unisc. Então, é algo extremamente representativo para todos os envolvidos”, frisou.

*Publicado por Josemar Santos