Focada em ideias que merecem ser espalhadas, onde pessoas se reúnem com o intuito de compartilhar experiências, a primeira edição do TEDx Unisc ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 5 de setembro, no auditório do Memorial da Universidade. Trata-se de um programa de eventos locais semelhante ao TED, que começou no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Cinco palestras abordaram a temática Que mudanças queremos?. Os convidados trouxeram questões de suma importância para a cidade, o estado, o país e o mundo, entre elas “Como o Brasil poderá reverter o consumo excessivos de agrotóxicos e quais mudanças são necessárias para que isso ocorra?” e “De que maneira o projeto Cavalo de Lata, veículo de locomoção que substitui a tração animal, contribui para as mudanças do recolhimento de materiais recicláveis dentro da cidade”.

O evento também abordou as mudanças climáticas enfrentadas pela população; a utilização de combustíveis fósseis e como se livrar deles, buscando alternativas limpas de transporte; os desastres naturais como consequências da ação humana; o desaparecimento de espécies de abelhas e a sua importância para a alimentação; e o desaparecimento do gelo azul, que afeta a flora e a fauna mundiais.

Para o coordenador do TEDx Unisc, professor Markus Brose, foi muito importante trazer para a Universidade um evento como esse, que não é apenas direcionado a profissionais, mas sim, multidisciplinar. “Estou contente com a iniciativa e penso que ela vem a agregar muito para a Unisc. Trabalhamos em conjunto com diversas áreas de ensino e aqui tivemos a oportunidade de proporcionar aos participantes mais conhecimentos e experiências nos temas abordados”, apontou.

*Publicado por Felipe Nopes