Estudante Eduarda Luisa Pagel recebe apoio do projeto de acessibilidade.

A Unisc vem discutindo em muitas instâncias a temática da Acessibilidade, assim como tem uma trajetória de ações praticadas na arquitetura de ambientes e no atendimento educacional especializado, tanto em sala de aula quanto em áreas de atendimento à comunidade acadêmica, tendo criado, em 2005, a Comissão de Acessibilidade.

Dessa forma, a cada semestre, por meio do Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac), há um grande empenho com a formação acadêmica de pessoas com deficiências (PcDs) nos diferentes cursos, oferecendo melhores condições para o processo de ensino-aprendizagem, identificando as necessidades de acessibilidade de todos os tipos (atitudinal, arquitetônica, comunicacional, programática e instrumental). Esse acompanhamento ocorre durante todo o transcorrer da graduação.

Uma das ações dentro da política de acessibilidade teve início no segundo semestre de 2017, numa parceria entre o Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac) e o Projeto de Extensão Arquitetura e Saúde. A estudante do curso de Biomedicina, Eduarda Luisa Pagel, é cadeirante e recebeu apoio de infraestrutura para realizar suas aulas práticas nos laboratórios de Anatomia e de Microscopia.

No laboratório de Anatomia foi disponibilizado à estudante uma plataforma de acesso junto às macas. No laboratório de Microscopia a equipe do projeto extensionista, composta por professores e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Fisioterapia, criou um mobiliário adaptado (mesa adaptada), para permitir que o microscópio pudesse ser manuseado com facilidade e autonomia. “A bancada no laboratório tem facilitado muito, pois consigo ter melhor acesso ao microscópio óptico sem precisar me deslocar da minha cadeira de rodas. Também a plataforma facilita o acesso aos corpos que se encontram no laboratório de Anatomia, proporcionando melhor qualidade na aprendizagem através de aulas e avaliações práticas”, salientou a estudante.

Conforme a percepção das integrantes da equipe, a coordenadora do Naac Raquel Ribas Fialho e as professoras do Projeto Arquitetura Rosane Backes e Patrícia Roveda, ações como essa, onde houve uma solução concreta e eficiente, motiva as equipes dos setores envolvidos a continuar nessa caminhada para melhorar todos os tipos de acessibilidade na Instituição. “Também temos a ciência de que os acadêmicos bolsistas envolvidos estão tendo a oportunidade de experienciar importantes ações que fazem a diferença na vida das pessoas”, disseram.

*Publicado por Josemar Santos