Divulgação

O curso de Administração da Unisc de Montenegro, em parceria com a ACI Montenegro/Pareci Novo e com apoio do curso de Ciências Contábeis, do Instituto Brasileiro de Meritocracia (IBMérito) e do Escritório Juchem Advocacia, realizou nesta quarta-feira, dia 16 de agosto, o 1º Fórum de Debates sobre a Reforma Trabalhista e o Reflexo no Mercado de Trabalho. O evento foi voltado para as empresas da região e seus representantes, que lotaram o auditório da Universidade, marcando o pioneirismo da ação.

Os painelistas foram o advogado trabalhista e diretor executivo da Juchem Advocacia e da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul, Gustavo Juchem, e o consultor empresarial e diretor executivo do IBMérito, Antônio Silvano Szezecinski. Juchem apresentou e comentou as Leis 13.429 e 13.467 e a modernização da Legislação Trabalhista, que se tornaram necessárias face às grandes dificuldades enfrentadas pelo país e pelas empresas. Já Szezecinski expôs uma análise das principais causas da baixa produtividade no Brasil e os reflexos na competitividade dos empreendimentos.

O evento contou também com a presença do empresário e ex-presidente da Fiergs, Heitor José Muller, que deixou claro que “nós, os empresários, não gostamos de dispensar funcionários”, pois a demissão provoca muito mais dificuldades, não só internas, mas na imagem da empresa.

Muller disse ainda que a Legislação Trabalhista vinha apresentando muito mais dificuldades, com consequências difíceis para serem executadas pelos empresários. Ele espera que as mudanças propostas possam colaborar com a melhoria da oferta de empregos e que o Brasil melhore muito o ensino e a qualificação profissional. “As empresas necessitam de ‘talentos de obra’. As pessoas precisam pensar e buscar o conhecimento para se adaptarem às necessidades de inovação e criatividade, auxiliando as empresas a serem mais competitivas”, apontou.

*Publicado por Felipe Nopes