Divulgação/UPF

Reitores e gestores de instituições vinculadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul (Comung), presidido pelo reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, participaram de missão internacional em Portugal, para conhecer ambientes de inovação em instituições de ensino. A reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer integrou a comitiva

O grupo esteve em agenda com o reitor da Universidade de Málaga, José Ángel Narvárez Bueno, em Lisboa, no dia 18 de novembro, e em visita ao Instituto Politécnico de Leiria, no dia 20 de novembro, onde foram recebidos pelo reitor Nuno André Oliveira Mangas. Na oportunidade, o grupo também conheceu o Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, no município de Marinha Grande.

No dia 21, a comitiva conheceu a Escola Superior de Artes e Design na cidade Caldas da Rainha e visitou a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e o Centro de I&D – Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo, junto ao Porto de Pesca de Peniche.

No dia 22 de novembro, a comitiva seguiu a agenda na Universidade do Porto, sendo recebida pelo reitor Sebastião Feyo de Azevedo, conhecendo também Porto Inovação. Já no dia 23 de novembro, o grupo conheceu o UPTEC TECH – Polo Tecnológico e Centro de Inovação.

Missão em Portugal

A missão internacional teve o intuito de conhecer os ambientes de inovação e instituições de ensino superior portuguesas, realizando a conexão dos ecossistemas de empreendedorismo de instituições e agregando diferentes componentes do empreendedorismo do Rio Grande do Sul.

O grupo contou com a participação de representantes das seguintes instituições: Centro Universitário Metodista IPA, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade Feevale, Fundação Universidade de Cruz Alta, Universidade do Vale do Taquari, Universidade de Caxias do Sul, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade de Passo Fundo, Universidade da Região da Campanha e Fundação La Salle.

*Publicado por Josemar Santos