Nesta quarta-feira, dia 25 de outubro, será celebrado o Dia C da Ciência, numa uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), com o objetivo de realizar uma mobilização nacional para a divulgação da ciência brasileira.

Neste dia, diversas instituições de ensino superior e de pesquisa estarão realizando atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como influenciam o cotidiano de todo cidadão.

A Unisc, por meio da sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, aderiu ao movimento e irá promover algumas ações, entre elas o 1º Happy hour and Science. O encontro inicia às 19 horas, na HBier Garten, e será realizado através da parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Tecnologia Ambiental, Sistemas e Processos Industriais, TecnoUnisc, Centro de Pesquisa e Treinamento em Biotecnologia da Unisc (CPTBio) e a HBier.

Haverá um Quiz com perguntas relacionadas aos projetos desenvolvidos pelos programas de pós-graduação; desafios científicos, valendo brindes aos voluntários; um telão com vídeos relacionados aos projetos, mostrando os ambientes e as pesquisas desenvolvidas na Universidade; e uma breve apresentação dos pesquisadores envolvidos. A atividade contará com a participação de alunos da graduação e da pós-graduação e de professores dos programas de pós-graduação.

*Publicado por Josemar Santos