Fotos: Josemar Santos

A Unisc recebeu nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, na sala 101, o professor Jorge Luis Nicolas Audy. A palestra teve como tema Avaliação do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) - 2011/2020 e integrou as atividades que compõem o 7º Ciclo de Conferências da Unisc e o Programa Pedagogia Universitária.

O objetivo do encontro, aberto ao público acadêmico, foi ampliar o conhecimento e as discussões sobre o Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020, que tem como finalidade definir diretrizes, estratégias e metas para dar continuidade e avançar nas propostas para política de pós-graduação e pesquisa no Brasil.

Após a abertura do evento, realizada pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, Andréia Valim, o palestrante destacou o conjunto de indicadores que permitem traçar um panorama da pós-graduação no Brasil após os primeiros cinco anos de vigência do Plano Nacional de Pós-Graduação, apresentando as projeções para os próximos anos. “Apesar do cenário econômico atual, as projeções mostram uma evolução constante no número de alunos matriculados e titulados nos cursos de mestrado e doutorado, sinalizando a importância de a Capes estar atenta para planejar a expansão do SNPG de forma a dar conta das necessidades estratégicas para o desenvolvimento do país”, salientou.

O professor Jorge Luis Nicolas Audy possui doutorado na área de Sistemas de Informação pela Ufrgs, com pós-doutorado na IASP (PTA - Universidade de Málaga, Espanha e TUSPARK - Tsinghua University, China). É professor titular da Faculdade de Informática e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e assessor da reitoria na área de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUCRS. É pesquisador na área de Ciência da Computação, com linhas de pesquisa em Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Gerência de Projetos. Tem experiência em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), nas áreas de Inovação Tecnológica, Ambientes de Inovação (Parques Científicos e Tecnológicos) e Interação Universidade, Empresa e Governo.

Atualmente, é presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG e Agenda Nacional de Pesquisa (MEC/Capes), membro do Conselho Superior da Fapergs, da Embrapii (MCTI) e do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae. Também é avaliador do MEC/Inep nas áreas de Ciência da Computação e Institucional e membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBPC) e da Association for Information Systems (AIS).

*Publicado por Josemar Santos

***Fotos: Josemar Santos