Abertura oficial do workshop ocorreu na sala 5328, bloco 53.

Em solenidade realizada nesta segunda-feira, dia 23 de outubro, no gabinete de reuniões da Reitoria, a Unisc recebeu uma comitiva de pesquisadores chilenos da Universidade de Santiago de Chile (Usach). Os professores Oscar Díaz Schultze, Julio Neuling, Sergio Castro Morales, Rubén Pastene e Carmen Pizarro Arriagada participam do Programa de Manejo de Recursos Naturais e Tecnologia Ambiental (Manta), criado em 2009, por meio de um convênio de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural, entre o Programa em Tecnologia Ambiental da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGTA) e o Programa de Mestrado em Manejo Ambiental de Humedales, da Usach. O objetivo é promover o intercâmbio de pesquisadores e estudantes de ambas instituições, elaborar projetos de pesquisa em conjunto, subsidiar palestras, cursos, simpósios e eventos, bem como facilitar o intercâmbio de informações e publicações científicas.

Os pesquisadores foram recebidos pelo vice-reitor, Eltor Breunig; pelos representantes do PPGTA (coordenadora Lourdes Teresinha Kist, coordenador adjunto, Jorge André Ribas Moraes e professor Eduardo Lobo); e pela coordenadora da Assessoria de Assuntos Interacionais e Interinstitucionais da Unisc (AAII), Cristiana Mueller.

Os visitantes participam do 3º Workshop Internacional Brasil-Chile na Unisc. A abertura oficial do encontro ocorreu nesta terça-feira, 24, na sala 5328, bloco 53 (miniauditório do PPGD), e se estende até o dia 27 de outubro, tendo como tema Gestão e Manejo Ambiental: Formação de Recursos Humanos Qualificados em Programas de Mestrado no Chile e no Brasil. O evento conta com o apoio logístico da Assessoria de Assuntos Interacionais e Interinstitucionais da Unisc (AAII) e com o aporte financeiro da Fapergs.

De acordo com o professor do Departamento de Biologia e Farmácia da Unisc, pesquisador do PPGTA e organizador do Workshop, Eduardo Lobo, o objetivo é contribuir para a formação de recursos humanos qualificados para atuar na área da gestão e manejo ambiental no Rio Grande do Sul e no Chile, através do fortalecimento das linhas de pesquisa, contribuindo para a internacionalização da Pós-Graduação no Rio Grande do Sul e para a ampliação do compartilhamento e do desenvolvimento de conhecimento sobre questões do meio ambiente entendido como tema global.

“Dessa forma, a Unisc, ciente da importância e do comprometimento com o desenvolvimento regional, coloca-se mais uma vez na vanguarda das ações que envolvem a gestão e o manejo ambiental, no sentido de contribuir significativamente para o avanço do conhecimento científico e tecnológico do Rio Grande do Sul e, consequentemente, do Brasil, contribuição entendida como um processo contínuo de busca da melhoria da qualidade de vida da população e a proteção do meio ambiente”, sublinhou.

*Publicado por Josemar Santos