Processo Seletivo

Informações aos novos candidatos

 

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI

Processo Seletivo para 2017/1 – etapa Bolsas Remanescentes Prouni

O Prouni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

O MEC estabeleceu a abertura de um novo processo seletivo para ocupar as bolsas que restaram das chamadas anteriores do Prouni, ainda relativo a 2017/1.

Este processo chama-se Bolsas Remanescentes do Prouni e poderá ser acessado para inscrição, exclusivamente, pela internet, por meio da página do Prouni, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, no período de 27 de março até 05 de maio de 2017, conforme Edital abaixo.

Na Unisc, restaram 23 bolsas para inscrição (quadro abaixo).

Quem pode se inscrever às bolsas remanescentes

Pode inscrever-se às bolsas remanescentes do Prouni 2017/1 o candidato que atenda a uma das condições a seguir:

- seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; ou

- tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, a partir da edição de 2010, que tenha obtido nota igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero).

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Além disso, o candidato deve atender a pelo menos um dos requisitos abaixo:

- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;

- ser pessoa com deficiência; ou

- ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

O candidato que tenha efetuado inscrição à bolsa remanescente deverá comparecer à respectiva IES nos 2 (dois) dias úteis subsequentes ao da sua inscrição para proceder à comprovação das informações prestadas, munido da Ficha de Inscrição  (formulário socioeconômico) específica da Unisc (ver link abaixo), preenchida, e com as cópias dos documentos solicitados pela Unisc (consta no link abaixo), devendo atender às mesmas exigências dos estudantes pré-selecionados nas chamadas regulares do processo seletivo do Prouni referente ao primeiro semestre de 2017. Não comparecendo neste prazo, será considerado reprovado e a bolsa respectiva retornará ao sistema para inscrição de novo candidato.

O local de entrega dos documentos será na sala 616, do bloco 6, do Campus Universitário de Santa Cruz do Sul. Em caso de dúvidas, contatar pelo telefone (51) 3717-7448 ou 3717-7436.


»IMPORTANTE:

Conforme Artigo 12, § 7º, da Portaria MEC Nº. 1, de 02/01/15, a pré-seleção ou inscrição asseguram ao candidato apenas a expectativa de direito à respectiva bolsa, condicionando-se seu efetivo usufruto à aprovação nas fases posteriores do processo seletivo, bem como à formação de turma no período letivo inicial.  De acordo com o Artigo 21, desta portaria, os candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma no período letivo inicial não terão direito à bolsa, salvo se já estiverem matriculados em períodos letivos posteriores do respectivo curso.

Observe atentamente os critérios para a inscrição e comprovação das informações, através da leitura do regulamento específico:

 

Documentos importantes:

» Relação de documentos da UNISC para comprovação das informações (imprimir e providenciar documentação)

Ficha de Inscrição

- Levantamento Socioeconômico da UNISC 2017/1

Quadro de Bolsas Prouni 2017/1 saldo até 21/03/17

Portaria normativa 6/2014 regulamenta o processo bolsas remanescentes

Edital nº 17/2017 processo bolsas remanescentes Prouni

 

RESULTADO FINAL LISTA DE ESPERA

Resultado 1ª e 2ª chamada Prouni Sede (SCS)

Resultado 1ª e 2ª chamada Prouni Capão da Canoa

Resultado 1ª e 2ª chamada Prouni Montenegro

Resultado 1ª e 2ª chamada Prouni Sobradinho

Resultado 1ª e 2ª chamada Prouni Venâncio Aires

- Edital nº 6/2017 processo seletivo Prouni 2017/1

- Portaria nº 1/2015

- Portaria nº 2/2012

- Portaria nº 87/2012

 

Candidatos aprovados nas etapas do processo seletivo devem consultar o dia da matrícula, conforme o cronograma acima, e no dia mencionado comparecer à Central de Atendimento para a efetivação de sua matrícula. Importante: Confira abaixo a relação dos documentos necessários para a matrícula.

» Relação documentos para matrícula (somente para os aprovados na comprovação das informações)

 

 

Estudantes beneficiados com o PROUNI na UNISC em 2016/2 – atualmente 1486 bolsistas

O Programa Universidade para Todos - PROUNI visa criar condições para facilitar o acesso de estudantes carentes ao ensino superior, pautando-se pela transparência, justiça e impessoalidade em relação aos critérios para a seleção dos bolsistas e, principalmente, pela sua relevância, ressaltando a importância da participação de todos em sua operacionalização, manutenção, bem como na busca de melhorias contínuas no processo.

O PROUNI oferece bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas, a estudantes brasileiros de baixa renda, sem diploma de nível superior, tendo como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais, desde que tenham realizado o Ensino Médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral e atendam aos demais critérios estabelecidos.

Para cumprir a política de inclusão de alunos carentes no ensino superior, a regra estabelecida pelo MEC é de que a Instituição deve oferecer, para cada nove alunos ingressantes, uma bolsa de estudo integral.

Os candidatos pré-selecionados ou reclassificados para cursos nos quais não há formação de turma no período letivo inicial não terão direito ao benefício, salvo se já estiverem matriculados em períodos letivos posteriores do respectivo curso, mediante análise individual de cada caso.

A UNISC aderiu ao PROUNI no ano de 2004, quando o programa foi instituído pela Medida Provisória nº 213, de 10/09/04, sendo posteriormente regulamentado pela Lei nº 11.096, de 13/01/05, e pelo Decreto nº 5.493, de 18/07/05. Oferece a modalidade de bolsa integral, com exigência de renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio. Através da Medida Provisória nº 213, foi estabelecido que instituições beneficentes de assistência social, como a UNISC, poderiam ter candidatos selecionados para bolsa integral com renda bruta per capita de até três salários mínimos. Assim, os alunos aprovados no processo seletivo de 2005/1 foram beneficiados dentro dessa faixa de renda. Após a regulamentação do Programa pela Lei nº 11.096, os demais candidatos participantes dos processos seletivos subsequentes passaram a se enquadrar, para bolsa integral, na faixa de renda de até um salário mínimo e meio.

Para manterem-se no programa, os beneficiados são acompanhados, semestralmente, através da avaliação de seu desempenho acadêmico, mensurado por nota e frequência, conforme critérios estabelecidos pelo MEC e através das visitas domiciliares e do recebimento, a qualquer tempo, de denúncias junto à Ouvidoria de nossa Instituição, caso seja conhecido algum caso de irregularidade na apresentação da documentação ou ocultação de patrimônio ou renda que comprometa a observância dos critérios do PROUNI.

Divulgamos, abaixo, a lista de alunos que são beneficiados com o PROUNI na UNISC, com o objetivo de tornar nossos processos ainda mais transparentes, ao mesmo tempo em que convidamos a comunidade acadêmica e regional a fazer parte do monitoramento deste Programa, utilizando nossos canais de acesso, através do e-mail ouvidoria@unisc.br ou pelo fone 51-3717.7313, para sugestões ao Programa e/ou denúncias de situações que possam induzir a dúvidas.

A UNISC, através do PROUNI, exerce o compromisso social com a comunidade. As possibilidades e oportunidades de ingresso no ensino superior são ações constantes da Instituição.



» Lista dos alunos beneficiados com o PROUNI na UNISC -

Atualizada 14/12/2016.

 

Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social

Instituídas pela Portaria N.º 1.132, de 2 de dezembro de 2009, as Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI são órgãos colegiados e de natureza consultiva, criados dentro de cada unidade das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do Programa para promover a articulação entre a Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI – CONAP e a comunidade acadêmica.

Às Comissões Locais compete exercer o acompanhamento, averiguação e fiscalização da implementação do PROUNI nas IES, além de interagir com a comunidade acadêmica e com as organizações da sociedade civil, recebendo reclamações, denúncias, críticas e sugestões para apresentação, se for o caso, à CONAP. Além disso, as Comissões Locais têm a incumbência de emitir a cada processo seletivo, relatório de acompanhamento do PROUNI e fornecer informações do Programa à CONAP.

Cada Comissão é composta de um membro titular e respectivo suplente como representantes do corpo discente, docente e da direção da Instituição, além de um representante da sociedade civil, também com um suplente. Conforme Edital 09/2014 da UNISC, as organizações da sociedade civil foram convidadas a promover eleições em cada campi para sua representação nas Comissões. Como nenhuma entidade se manifestou, foram instituídas as Comissões sem tal representação, nos termos da Legislação.

Confira abaixo os integrantes de cada Comissão Local:

Integrantes das Comissões Locais do ProUni 2016.2/2018.1

Nome

Representação

Função

Unidade

Angelita Mellos

UNISC

Titular

Sede - Santa Cruz do Sul

Josiane Beatris Haas

UNISC

Suplente

Sede - Santa Cruz do Sul

Vera Lúcia Bodini

Corpo Docente

Titular

Sede - Santa Cruz do Sul

Oli Jurandir Limberger

Corpo Docente

Suplente

Sede - Santa Cruz do Sul

Guilherme Seibel Fagundes

Corpo Discente

Titular

Sede - Santa Cruz do Sul

Fabricio Madrid Pazinato

Corpo Discente

Suplente

Sede - Santa Cruz do Sul

Sandra Ricardo dos Santos

UNISC

Titular

Capão da Canoa

Lilian Agraso Alves

UNISC

Suplente

Capão da Canoa

Dorângela Retzke

Corpo Docente

Titular

Capão da Canoa

Karina Meneghetti Brendller

Corpo Docente

Suplente

Capão da Canoa

Leonan Pereira de Souza Borsoi

Corpo Discente

Titular

Capão da Canoa

Elio Igor Copatti de Souza

Corpo Discente

Suplente

Capão da Canoa

Dora Cristina de Souza Griebeler

UNISC

Titular

Montenegro

Caroline Kothe

UNISC

Suplente

Montenegro

Ione Sardão da Silva

Corpo Docente

Titular

Montenegro

José Rocha Saldanha

Corpo Docente

Suplente

Montenegro

Janaína Hillesheim

Corpo Discente

Titular

Montenegro

Henrique Kochenborger

Corpo Discente

Suplente

Montenegro

Jocelaine Maieron

UNISC

Titular

Sobradinho

Daiane Centa

UNISC

Suplente

Sobradinho

Rosane Teresinha Carvalho Porto

Corpo Docente

Titular

Sobradinho

Geraldo Sellins

Corpo Docente

Suplente

Sobradinho

Julia Rubert

Corpo Discente

Titular

Sobradinho

Juliana Gonçalvez

Corpo Discente

Suplente

Sobradinho

Marina Henckes Frey

UNISC

Titular

Venâncio Aires

Andréia Haas

UNISC

Suplente

Venâncio Aires

Cristina Luisa Eick

Corpo Docente

Titular

Venâncio Aires

Vinicius D Andrea de Medeiros

Corpo Docente

Suplente

Venâncio Aires

Everaldo de Oliveira Rodrigues

Corpo Discente

Titular

Venâncio Aires

Fernanda Müller Frey

Corpo Discente

Suplente

Venâncio Aires

 

 

Contato com as Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social através do telefone 51-3717-7448.

 

Bolsa Permanência do Prouni

 



A Bolsa Permanência é um benefício com o valor máximo equivalente ao praticado na política federal de bolsas de iniciação científica, destinada exclusivamente ao custeio das despesas educacionais de beneficiário de bolsa integral do Programa Universidade para Todos – Prouni.

A Bolsa Permanência destina-se a estudantes com bolsa integral em utilização do Prouni, matriculados em cursos presenciais com no mínimo 6 (seis) semestres de duração e cuja carga horária média seja igual ou superior a 6 (seis) horas diárias de aula, de acordo com os dados cadastrados pelas instituições de ensino junto ao MEC.

A referida carga horária média é calculada pela divisão entre a carga horária mínima total do curso, em horas, e o resultado da multiplicação do respectivo prazo mínimo em anos para integralização do curso e o número de dias do ano letivo, sendo este fixado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, em 200 dias letivos. O cálculo da carga horária média é efetuado com base nos dados constantes no Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores do Ministério da Educação.

Na Unisc, somente o curso de Medicina atende aos critérios estabelecidos pelo MEC para conceder a Bolsa Permanência aos bolsistas do Prouni.

O valor da Bolsa Permanência é definido em edital publicado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.


PROCESSO DE SELEÇÃO DA BOLSA PERMANÊNCIA



A seleção dos bolsistas aptos ao recebimento da Bolsa Permanência é realizada mensalmente, no primeiro dia de cada mês, observado o cálculo da carga horária e a disponibilidade orçamentária e financeira do Ministério da Educação.

ESTUDANTES APTOS A RECEBER A BOLSA PERMANÊNCIA

Os estudantes aptos a receber a Bolsa Permanência deverão providenciar a abertura de conta corrente individual no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Não serão aceitas contas tipo poupança, contas eletrônicas (operação 023 da CAIXA), contas com mais de um titular ou contas abertas com CPF diferente daquele pertencente ao bolsista. Em seguida, o estudante deverá dirigir-se à coordenação do Prouni na instituição em que está matriculado, levando seu documento de identidade, CPF e comprovante bancário com os dados da sua conta corrente, para que seja efetivado seu cadastramento no Sistema do Prouni e assinado o Termo de Concessão de Bolsa Permanência.

TERMO DE CONCESSÃO DE BOLSA PERMANÊNCIA

O pagamento do benefício está condicionado à assinatura do respectivo Termo de Concessão. A assinatura do termo assegurará apenas a expectativa de direito ao recebimento mensal da bolsa, ficando seu efetivo pagamento condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira do Ministério da Educação.

ATUALIZAÇÃO MENSAL DA BOLSA PERMANÊNCIA


O pagamento da Bolsa Permanência está condicionado à atualização mensal da relação de bolsistas a serem beneficiados, a ser efetuada pela coordenação do Prouni em cada instituição de ensino superior, por meio do Sistema do Prouni, até o dia 15 de cada mês.

IRRETROATIVIDADE DA BOLSA PERMANÊNCIA

O pagamento da Bolsa Permanência está condicionado à assinatura, pelo beneficiário, do Termo de Concessão de Bolsa Permanência e à emissão mensal, pelo coordenador do Prouni, da Relação Mensal dos Beneficiários da Bolsa Permanência, até o dia 15 de cada mês, por meio de assinatura digital. Não haverá pagamento retroativo de bolsa, salvo em caso de inviabilidade operacional de execução dos procedimentos de cadastramento ou pagamento, ocorrida em função de inconsistência de processamento que não tenha sido causada por ato comissivo ou omissivo de responsabilidade da instituição de ensino superior ou do beneficiário.

DURAÇÃO E SUSPENSÃO DA BOLSA PERMANÊNCIA

A Bolsa Permanência será concedida aos bolsistas do Prouni beneficiários de bolsas integrais em utilização, cessando seu recebimento em caso de suspensão, pelo período em que esta persistir, em caso de encerramento de tal benefício, ou se o curso deixar de atender aos critérios estabelecidos quanto à carga horária.

ENCERRAMENTO DA BOLSA PERMANÊNCIA

A bolsa permanência será encerrada nos seguintes casos:

• encerramento da bolsa do Prouni;
• transferência do usufruto da bolsa para curso que não se enquadre nos critérios de concessão da Bolsa Permanência;
• utilização dos recursos recebidos pelo estudante para outra destinação que não o custeio de suas despesas educacionais;
• constatação de inidoneidade de documento apresentado ou falsidade de informação prestada pelo estudante;
• solicitação do estudante beneficiado.

MENU PRINCIPAL