Processo Seletivo

PERCENTUAL DE FINANCIAMENTO

O percentual de financiamento dos encargos educacionais será definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita.

TAXA DE JUROS

A taxa de juros do FIES é de 6,5% ao ano para todos os cursos.

DURAÇÃO DO FINANCIAMENTO

O FIES pode ser utilizado pelo prazo regular de duração do curso. Tendo possibilidade de dilatar o prazo de utilização por mais dois semestres.

FORMA DE RESTITUIÇÃO

A restituição ocorre após a conclusão do curso, num prazo igual a três vezes o tempo de utilização, após 18 meses de carência.

FIADOR

Para contratação do financiamento é exigida a apresentação de fiador. Ficam dispensados da exigência de fiador os alunos bolsistas parciais do ProUni, os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

COMO PARTICIPAR?

A inscrição no FIES será efetuada exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).

O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) e informar os dados solicitados.

A seleção dos estudantes para a contratação do FIES, será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, observadas as demais normas estabelecidas pelo Ministério da Educação, sendo exigida:

Média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos;

Nota na redação do Enem diferente de zero.

 

PROCESSO SELETIVO FIES 2017/1

A Unisc aderiu ao FIES para o primeiro semestre de 2017. Confira abaixo o cronograma do Processo Seletivo FIES 2017/1 e a lista das vagas cedidas pelo SESu – MEC:

 

 

RESULTADO PRÉ-SELEÇÃO CAPÃO DA CANOA

RESULTADO PRÉ-SELEÇÃO MONTENEGRO

RESULTADO PRÉ-SELEÇÃO SANTA CRUZ DO SUL

RESULTADO PRÉ-SELEÇÃO SOBRADINHO

RESULTADO PRÉ-SELEÇÃO VENÂNCIO AIRES

 

 

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS

 

 

Importante: Para apresentar sua documentação à CPSA, no Setor Financeiro - Atendimento ao Aluno, é necessário que seja feito um agendamento, pelo telefone (51) 3717-7448.

 

 

Aditamento do FIES 2017/1 – Instruções aos estudantes

Os alunos que possuem financiamento FIES e necessitam realizar o aditamento de 2017/1 devem acessar o site sisfiesaluno.mec.gov.br até 31/03/2017 para realizar a validação dos valores. Após a confirmação devem comparecer ao Setor Financeiro - Atendimento ao Aluno, na sala 616 do bloco 6, ou na Secretaria do respectivo campi fora de Sede, para retirar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM).

Prazos para a realização dos aditamentos: Até 31/03/2017

Horários para a realização dos aditamentos: (CAMPUS SANTA CRUZ DO SUL)

Das 8h às 21h

  • Não será possível realizar ajustes de matrícula após a emissão do aditamento. Portanto, os alunos com necessidades de inclusão/exclusão de disciplinas, devem procurar a Central de Atendimento antes da realização do aditamento.
  • A não realização do procedimento implica no cancelamento do FIES e a cobrança dos valores não financiados em uma única parcela, após o término do prazo estabelecido.
  • Sempre que possível, os estudantes devem antecipar seus aditamentos, desde que não haja nenhum ajuste pendente e observados os prazos e condições estabelecidas em regulamento.

Os alunos com necessidade de transferência, dilatação ou suspensão devem realizar seus aditamentos o quanto antes, observados os prazos e condições estabelecidos no regulamento do Programa. 

Como funcionam os aditamentos:

Os aditamentos do FIES são solicitados pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento - CPSA do FIES e correspondem a uma renovação semestral, que ocorre conforme as seguintes etapas:

1) Solicitação pela CPSA via sistema do FIES;

2) Validação pelo estudante em sisfiesaluno.mec.gov.br, com seu CPF, senha (cadastrada no momento da inscrição) e código recebido via SMS; (NESTA ETAPA O ALUNO DEVERÁ CONFERIR OS VALORES ANTES DE VALIDAR. SE INCORRETOS, REJEITAR E PROCURAR O SETOR FINANCEIRO. OS VALORES PODERÃO SER CONSULTADOS NO EXTRATO DE MATRÍCULA);

3) Finalização pela CPSA, com emissão do Documento de Regularidade de Matrícula - DRM.

As etapas 1 e 2 podem ser feitas sem a presença do aluno na Universidade. No momento da validação (etapa 2), o sistema do FIES informará se o aditamento é do tipo simplificado ou não simplificado.

Para a realização da etapa 3, o estudante deve comparecer ao Setor Financeiro - Atendimento ao Aluno ou à Secretaria do respectivo campus fora de Sede. Nesse momento será emitido o DRM. No caso de aditamento simplificado, o procedimento encerra-se com a emissão do DRM. Quando ocorre o aditamento não simplificado, o estudante recebe um prazo para comparecimento ao banco, acompanhado de seus fiadores e com a documentação atualizada, para a finalização do procedimento.

 

ADITAMENTOS DE TRANSFERÊNCIA

Os aditamentos de transferência de curso devem ocorrer após a realização da transferência acadêmica junto à Central de Atendimento e antes do aditamento de renovação, observado o prazo final para cada semestre, conforme regulamento. 

ADITAMENTOS DE DILATAÇÃO DE PRAZO DE UTILIZAÇÃO

Os aditamentos de dilatação de prazo de utilização devem ser realizados até o último dia do mês de março, para o primeiro semestre do ano, e até o último dia do mês de setembro, para o segundo semestre do ano, observadas as demais regras vigentes. 

ADITAMENTOS DE SUSPENSÃO

Os aditamentos de suspensão devem ser realizados até o último dia do mês de março, para o primeiro semestre do ano, e até o último dia do mês de outubro, para o segundo semestre do ano, devendo ser observadas as demais condições estabelecidas em regulamento.    

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