Projeto Rumos, quem somos?

Equipe Rumos 2017

Equipe Rumos 2016

Equipe 2015

O que fazemos?

Temos como objetivo mediar o acesso de alunos em situação de vulnerabilidade social nos Cursos de Graduação da UNISC através do PROUNI e outros Programas de Bolsas e Financiamento e instrumentalizá-los sobre a importância da qualificação continuada.

Como fazemos?

Criamos estratégias de aproximação e interação com as escolas de ensino médio da rede pública dos municípios da região de abrangência da Universidade, tais como: planejamento de oficinas com os estudantes para apresentar as diferentes áreas de conhecimento e, criação e divulgação de materiais contendo informações sobre os cursos oferecidos pela Universidade e formas de ingresso vinculadas a bolsas e financiamentos.

Nossos focos de atuação:

- 1º Ano do Ensino Médio: Desenvolver oficinas temáticas sobre a importância da qualificação continuada, através, da construção de projetos de vida, apresentando a viabilidade de acesso ao ensino superior em perspectiva.

- 2º Ano do Ensino Médio: Organizar oficinas não só para a integração entre alunos do ensino médio e estudantes dos diversos cursos de graduação, mas também, para o conhecimento da aplicação das áreas de química, física, cálculos e letras no cotidiano.

- 3º Ano do Ensino Médio: Acompanhar e orientar os alunos no processo de encaminhamento para a inserção na educação superior.

Atividades complementares oferecidas:

- Participação nos Viva Unisc fora de sede (conforme a organização do evento Viva Unisc nos campi de Montenegro e de Capão da Canoa, a equipe do Projeto construirá um planejamento específico de acordo com as necessidades de cada campi e os objetivos centrais do Projeto).

- C.E. Monte Alverne

Atividades realizadas:

- Visitas da equipe do Projeto nas quatro Escolas para apresentação da proposta;

- Oficinas com os alunos dos 3º anos, sobre a importância da qualificação continuada e apresentação dos Cursos da Unisc;

- Participação dos alunos no Viva Unisc;

- Oficinas com os alunos e familiares, sobre formas de acesso ao ensino superior:  bolsas e financiamentos;

CONTROLE NUMÉRICO AÇÕES 2013

- C.E. Monte Alverne

- E.E.E.M. Willy Carlos Frölich

- C.E. Professor Luiz Dourado

Atividades realizadas:

- Visitas da equipe do Projeto Rumos nas seis Escolas para apresentação da proposta;

- Oficinas com 3º anos, das seis Escolas, sobre a importância da qualificação continuada

- Oficinas com 1º e 2º anos, das quatro Escolas atendidas no Projeto Piloto, sobre projeto de vida;

- Oficinas no Viva Unisc (Santa Cruz do Sul) para alunos e para professores;

- Oficina para alunos no Viva Unisc de Montenegro (sobre Bolsas e Financiamentos);

- Oficinas com alunos e familiares, sobre formas de acesso ao e ensino superior:  bolsas e financiamentos;

CONTROLE NUMÉRICO AÇÕES 2014

Atividades realizadas:

- Visitas da equipe do Projeto Rumos nas três Escolas para apresentação da proposta;

- Oficinas com 3º anos sobre a importância da qualificação continuada;

- Oficinas com 1º e 2º anos sobre projeto de vida;

- Oficinas no Viva Unisc (Santa Cruz do Sul) para alunos e para professores;

- Oficinas com alunos e familiares, sobre formas de acesso ao e ensino superior:  bolsas e financiamentos.

CONTROLE NUMÉRICO AÇÕES 2014

Projeto Rumos “Integral”

- E.E.E.M. Santa Cruz

Foco de atuação:

- 1º Ano: Desenvolver oficinas temáticas sobre a importância da qualificação continuada, através, da construção de projetos de vida, apresentando a viabilidade de acesso ao ensino superior em perspectiva.

- 2º Ano: Organizar oficinas não só para a integração entre alunos do ensino médio e estudantes dos diversos cursos de graduação, mas também, para o conhecimento da aplicação das áreas de química, física, cálculos e letras no cotidiano.

- 3º Ano: Acompanhar e orientar os alunos no processo de encaminhamento para a inserção na educação superior.

Projeto Rumos “Compacto”

Para quem?

Escolas Estaduais de Ensino Médio:

Santa Cruz do Sul

Venâncio Aires
EEEM Adelina Isabela Konzen

Foco de atuação:

Realizar oficinas para terceiros anos do ensino médio com o objetivo de orientar os alunos no processo de encaminhamento para a inserção na educação superior.

Projeto Rumos “Integral”

Foco de atuação:

- 2º Ano: Organizar oficinas não só para a integração entre alunos do ensino médio e estudantes dos diversos cursos de graduação, mas também, para o conhecimento da aplicação das áreas no cotidiano, voltado para o mercado de trabalho.

Projeto Rumos “Compacto”

Para quem?

Escolas Estaduais de Ensino Médio:

Santa Cruz do Sul
CE Professor Luiz Dourado