O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Assessoria e Consultoria em Políticas Públicas visa qualificar profissionais que são assessores/consultores ou que pretendem prestar assessoria/consultoria nas mais diversas áreas de atuação das políticas públicas.
O curso acontece na Sala Virtual UNISC. O estudante receberá os dados de acesso à Sala Virtual (login/senha) antes da data de início do curso.
NÃO OBRIGATORIEDADE DO TCC A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é mais obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente.
É a oportunidade que você esperava para impulsionar sua carreira.
MATRÍCULAS ENCERRADAS.
INGRESSO IMEDIATO* *Após a confirmação do pagamento que pode ocorrer em até 48h. **Verifique as Orientações de Matrícula.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo e-mail comercial-ead@unisc.br ou Whatsapp (51) 3717-7425.
CARGA HORÁRIA
370
TEMPO ESTIMADO
Até 12 meses
CONTEÚDO EXCLUSIVO
ESTUDE EM QUALQUER LUGAR
ACESSO AO CONTEÚDO DE BIBLIOTECA DIGITAL
OBJETIVOS
Qualificar profissionais para a atuação crítica e qualificada em assessorias/consultorias no âmbito das competências e atribuições profissionais nas mais diversas áreas de atuação
PARA QUEM SE DESTINA
Ao final da especialização, o profissional estará preparado para materializar seu exercício profissional nos processos de assessoria e/ou consultoria na perspectiva crítica, podendo contribuir com seu conhecimento especializado, suas habilidades argumentativas, de iniciativa, de criatividade, sua ampla visão de análise da realidade, estratégias de trabalho, de proposição e implementação de iniciativas adequadas a cada realidade, podendo multiplicar as competências desenvolvidas, identificando, entendendo e propondo iniciativas, pois, além do aprofundamento do conhecimento teórico e de metodologias, terá experiências práticas e elaboração de plano de trabalho. O profissional será capaz de contribuir na identificação, no planejamento e na implementação de mudanças, podendo gerar transformações nas relações e ambientes de trabalho ao propor melhorias ou soluções para situações complexas, atuando em diferentes campos de trabalho numa perspectiva: crítica, humana e ética.
Teorias das políticas públicas e suas tendências no contexto de pandemia
30h
Estado de inseguridade social e as transformações no mundo do trabalho
30h
Orçamento público e financiamento das políticas públicas
30h
Descentralização e controle social nas políticas públicas
30h
Indicadores Sociais
30h
Intersetorialidade: do planejamento à avaliação
30h
Introdução aos processos de assessoria e consultoria
30h
Atuação do assessor/consultor nas políticas públicas
30h
Formas de materialização da assessoria e consultoria
30h
Monitoramento e avaliação das políticas públicas
30h
Oficina de prática
30h
Assessoria e consultoria: pesquisa, planejamento e implementação de negócio
30h
Avaliação final
10h
A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.
O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.
Cada disciplina tem carga horária entre 10 e 30 horas. O estudante acessará a Sala Virtual nos horários e locais da sua preferência.
Para os estudos a distância recomenda-se que o estudante disponha de, no mínimo, 10 horas semanais que podem ser divididas nos sete dias da semana de acordo com sua organização pessoal.
A Avaliação Final será disponibilizada após a sua aprovação em todas as disciplinas do curso e 30 dias antes da expiração do vínculo, conforme opção contratada.
A metodologia de aprendizagem deste curso, baseia-se na autoaprendizagem, através das videoaulas, leituras e avaliações. Não ocorre mediação direta do docente durante as semanas de aulas. O desenho metodológico está ancorado na autonomia do estudante para organização do tempo e espaço para os estudos.
As entradas nos cursos ocorrerão de forma contínua, ou seja, ao se matricular o estudante já terá acesso a todas as disciplinas e aos materiais de apoio.
A qualquer momento você poderá entrar em contato com a tutora pela ferramenta mensagem na Sala Virtual. Suas mensagens serão respondidas em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio.
Posso acessar os materiais e realizar a avaliação em que tempo?
O curso estará disponível na íntegra e você poderá organizar-se da melhor forma para estudar e realizar a avaliação de cada disciplina;
O tempo mínimo para finalização da Pós-graduação é de 6 meses.
A Avaliação Final será disponibilizada após a sua aprovação em todas as disciplinas do curso e 30 dias antes da expiração do vínculo, conforme opção contratada.
Como sou aprovado no curso? Você precisará realizar as seguintes atividades:
Disciplinas: Para aprovação, você deverá obter nota igual ou superior a sete (7,0) em cada uma delas;
Avaliação final = realização de prova a distância, composta de 10 questões objetivas acerca dos conteúdos programáticos do curso. Para aprovação, você deverá obter nota igual ou superior a sete (7,0). Obs.: A Avaliação Final só fica disponível após aprovação com nota mínima sete em todas as disciplinas do curso.
Neste curso a distância, há o acompanhamento de monitores técnicos?
O estudante poderá esclarecer as suas dúvidas quanto à utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual com a equipe da Monitoria Técnica, por e-mail suporte-ead@unisc.br e/ou telefone (51) 3717 7664.
ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA
Matrícula
Passo 1
Ao clicar no botão “Matricule-se aqui”, seu processo de matrícula é iniciado.
Upload dos documentos
Passo 2
Na sequência, você deve fazer o upload de toda documentação obrigatória solicitada.
Adesão
Passo 3
Você deve aderir ao contrato e optar pela forma de pagamento.
Pagamento
Passo 4
Para o pagamento da taxa de matrícula, você terá duas opções: via boleto bancário ou via PagSeguro.
Status da matrícula
Passo 5
Se você anexou corretamente os documentos e efetuou o pagamento* da matrícula, o seu status passa a ser “Matriculado” e você receberá os dados para acesso ao curso.
*O retorno bancário pode ocorrer em até 48h.
VALOR TOTAL DO CURSO Como o estudante poderá escolher em quantos meses irá realizar o curso, a forma de parcelamento dependerá dessa escolha.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 6 MESES
R$204,00 + 11x R$305,00 Total: R$ 3.559,00
R$204,00 + 9x R$369,00 Total: R$ 3.525,00
R$204,00 + 7x R$470,00 Total: R$ 3.494,00
R$204,00 + 5x R$651,00 Total: R$ 3.459,00
R$ 3.341,52(à vista)
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 8 MESES
R$204,00 + 13x R$261,00 Total: R$ 3.597,00
R$204,00 + 11x R$305,00 Total: R$ 3.559,00
R$204,00 + 9x R$369,00 Total: R$ 3.525,00
R$204,00 + 7x R$470,00 Total: R$ 3.494,00
R$204,00 + 5x R$651,00 Total: R$ 3.459,00
R$ 3.341,52(à vista)
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 10 MESES
R$204,00 + 15x R$229,00 Total: R$ 3.369,00
R$204,00 + 13x R$261,00 Total: R$ 3.597,00
R$204,00 + 11x R$305,00 Total: R$ 3.559,00
R$204,00 + 9x R$369,00 Total: R$ 3.525,00
R$204,00 + 7x R$470,00 Total: R$ 3.494,00
R$204,00 + 5x R$651,00 Total: R$ 3.459,00
R$ 3.341,52(à vista)
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 12 MESES
R$204,00 + 17x R$204,00 Total: R$ 3.672,00
R$204,00 + 15x R$229,00 Total: R$ 3.369,00
R$204,00 + 13x R$261,00 Total: R$ 3.597,00
R$204,00 + 11x R$305,00 Total: R$ 3.559,00
R$204,00 + 9x R$369,00 Total: R$ 3.525,00
R$204,00 + 7x R$470,00 Total: R$ 3.494,00
R$204,00 + 5x R$651,00 Total: R$ 3.459,00
R$ 3.341,52(à vista)
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
1. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por BOLETO BANCÁRIO ou por CARTÃO DE CRÉDITO/DÉBITO, via PagSeguro ou PayPal. 2. Como o estudante poderá escolher em quantos meses irá realizar o curso, a forma de parcelamento dependerá dessa escolha, conforme tabelas acima. As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual UNISC, aplicativo Minhas Turmas ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking). 3. Para este curso há 2 modalidades de DESCONTO ESPECIAL: 3.1 Egressos UNISC (10%); 3.2 Pagamento à vista (9%); 4.Os descontos especiais previstos para o curso incidirão a partir da 2ª parcela do curso. 5. Os valores constantes nas tabelas acima não contemplam o período de elaboração, orientação e defesa de TCC. Este poderá ser contratado separadamente após o final das aulas.
Para acessar a Sala Virtual EAD UNISC e acompanhar o conteúdo do seu curso, é necessário:
Conexão: recomenda-se internet banda larga com velocidade a partir de 1MB;
Softwares: Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas); Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc); Acrobat Reader 9 ou superior;
Kit multimídia: caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas, lives e entrevistas etc.
ESTUDANTES ESTRANGEIROS
A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:
• Ter conhecimento em Língua Portuguesa; • Apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe; • Apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas); • Apresentar cópia da Identidade; • Apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.
Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria Geral Acadêmica, pelo e-mail secretaria@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.
As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Online (Serviços Acadêmicos), no site da Universidade (www.unisc.br).
Não. Para matricular-se, é necessário ter colado grau até a data de início das aulas. O aluno que já colou grau e está apenas aguardando o recebimento do diploma pode se matricular e cursar a Pós-graduação normalmente, apresentando cópia do certificado e, posteriormente, o diploma.
Os cursos ofertados pela UNISC são de Pós-graduação Lato Sensu, nível de Especialização, com reconhecimento pelo MEC, conforme o Artigo 1º da Portaria n.º 308, de 15 de abril de 2013.
INTERCÂMBIOS
Os alunos matriculados nos nossos cursos possuem diversas opções de intercâmbios disponíveis. Confira no nosso site para onde e como você pode ir:
Se inscrevendo você ficará por dentro de todas as novidades do EAD
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Dra. Marta von Dentz
Assistente Social, mestre em Educação e Doutora em Serviço Social. Experiência em projetos sociais em âmbito internacional, gestão de projetos. Docente e coordenadora do Curso de Serviço Social da Unisc.
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Adv. Ariane de Campos Angioletti
Possui graduação em direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2010) e graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Atualmente é advogada - Consultoria Jurídica. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, direito do idoso, violência contra o idoso, institucionalização e vigilância sanitária.
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Me. Carlos Stavizki Junior
Assistente Social; Doutorando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional - PPGDR/UNISC (2021 - atual); Mestre em Desenvolvimento Regional (2021); Especialista em Atenção de Urgência e Emergência, realizado no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde - APESC/ Hospital Santa Cruz (2019); Bacharel em Serviço Social pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2017); Bacharel em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá - CESUMAR (2013); Membro do Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio de Santa Cruz do Sul - CMPS (desde 2017); Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Urbanos e Regionais - GEPEUR (desde 2019); Membro do Grupo de Estudos sobre Democracia e Políticas Públicas - GEDEPP (desde 2019); Pesquisador do Observatório do Desenvolvimento Regional (ObservaDR); Bolsista CAPES Modalidade 1 - Doutorado.
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Dra. Daniela Ferrugem
Doutora em Serviço Social. Assistente social do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde do Instituto de Psicologia UFRGS. Atua como tutora de campo e de núcleo da residência em Saúde Mental Coletiva UFRGS desde 2014. Graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil em 2007. Integra o Grupo de pesquisa CNPQ: AYA- Grupo de estudos e pesquisas em Serviço Social, relações sociais de exploração/opressão de raça/etnia e gênero da UFRGS. Pesquisadora associada a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/ ABPN. Me interessam o pensamento das mulheres negras, feminismo negro, relações étnico- raciais e Serviço Social , saúde mental e politicas Sobre Drogas. Autora do livro Guerra às Drogas e a Manutenção da Hierarquia Racial, editora Letramento (2019).
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Dr. Douglas Marques
O autor é Doutor (2018) e Mestre (2014) em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale; Especialista no Pensamento Marxista pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) (2011); Graduado em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) (2010). Concluiu em 2019 o Estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural de Inclusão Social da Universidade Feevale, pesquisando o desempenho institucional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Rio Grande do Sul. Atua nas áreas de Serviço Social e Interdisciplinar, onde desenvolve suas pesquisas e publicações científicas regularmente sobre as temáticas de Políticas Públicas e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e suas abordagens sobre a avaliação, descentralização, participação, controle social e desempenho institucional. É integrante dos Grupos de Pesquisa Metropolização e Desenvolvimento Regional da Universidade Feevale e Políticas públicas, Direitos Humanos e Serviço Social: um olhar para o Vale do Ivaí/PR, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). È professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vinculado ao curso de Serviço Social. Também é professor visitante do curso de Pós-Graduação em Diversidade e desenvolvimento de práticas inclusivas da Universidade La Salle/RS.
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Me. Janice Merigo
Graduada em Serviço Social pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Especialista em Direitos Sociais e Competências Profissionais pela Universidade de Brasília – UNB. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. Docente do Curso de Serviço Social da Universidade Franciscana - UNIFRA, de 2002 a 2007. Na UNIFRA coordenou o Projeto de Extensão Universitária junto ao Juizado Especial Criminal - Prestação de Serviço á Comunidade e Coordenou os Trabalhos do Núcleo de Práticas Profissionais - NUP. Docente do Curso de Serviço Social da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL de 2007 a 2014. Coordenadora dos Estágios Supervisionados em Serviço Social da UNISUL de 2007 a 2014, atuou no Escritório Modelo de Advocacia e no Projeto Habitacional, no trabalho técnico social na Comunidade Morar Bem I, parceria da Universidade com a Caixa Econômica Federal. Docente no Curso de Especialização em Políticas Públicas e Demandas Familiares, Gestão da Política de Assistência Social. Coordenadora do Curso de Especialização Sistema Único de Assistência Social e o Trabalho Interdisciplinar. Atuou como Assistente Social no município de Dionísio Cerqueira e Palhoça/SC. Atualmente é Assistente Social da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, onde executa o trabalho de assessoria na Política de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos, junto às 21 Associações de Municípios. Presidente do Colegiado Estadual de Assistência Social, das Associações de Municípios de 2009 a 2016. Coordenadora das parcerias de Pós-graduação da Escola de Gestão Pública Municipal - EGEM. Na EGEM ministrou capacitações nas seguintes áreas: Conselhos Municipais de Assistência Social - CMAS, Processo de Inscrição de Entidades/Organizações nos CMAS, Trabalho Social com Famílias, Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, Acolhimento Institucional e Familiar, Medidas socioeducativas, Conselhos Tutelares e de Direitos, Fundo da Infância e Adolescência - FIA, Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS, e Articulação entre Serviços e Benefícios. Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS (2009/2012). Conselheira Estadual de Assistência Social (2019-2021). Em 2013 publicou o livro "O Sistema Único de Assistência Social em Santa Catarina: avanços e desafios a partir das experiências municipais". Em 2015, publicou a Cartilha das Experiências Municipais em SC. Ainda, publicou a cartilha "Sistema Único de Assistência Social (FECAM). Ministrou Disciplinas no Programa Capacita SUAS, no Estado de Santa Catarina (UNISUL), São Paulo, Rio Grande do Sul e Pará (UNILINS). Atualmente ministra capacitações para o Instituto Cairo, que atua com eventos de formação em todo o Brasil.
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Dra. Marta von Dentz
Assistente Social, mestre em Educação e Doutora em Serviço Social. Experiência em projetos sociais em âmbito internacional, gestão de projetos. Docente e coordenadora do Curso de Serviço Social da Unisc.