SOBRE O CURSO:
Avaliar é uma prática que atravessa e constitui as dinâmicas do cotidiano escolar. A avaliação da aprendizagem e as avaliações performáticas das instituições escolares e dos trabalhadores/as em educação impõem aos profissionais da área a necessidade de atualização e especialização. Partindo da realidade contemporânea do universo escolar, em relação às diferentes dimensões da avaliação realizada na escola, da escola e para a escola, o curso de Pós-graduação Lato Sensu AVALIAÇÃO ESCOLAR oferece um currículo diferenciado para a formação e compreensão crítica das tendências de planejamento contemporâneo e dos princípios orientadores que marcam a gestão educacional e o currículo escolar na atualidade. Focado em uma proposta diferenciada de formação de professores, o curso tem ênfase nas tendências, desafios e práticas da educação escolar, contemplando necessidades de reflexão e formação sobre temáticas decorrentes da intersecção entre Base Nacional Comum Curricular e avaliação. Esta especialização conta com pesquisadores e pesquisadoras experientes em seu corpo docente, muitos vinculados aos cursos de mestrado e doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul e a grupos de pesquisa da área da educação, registrados no CNPq. O curso vem a contribuir com o futuro especialista na medida em que consolida e amplia seus conhecimentos, qualificando planejamentos e intervenções de avaliação escolar, como também oportunizando a reflexão acerca da relação entre avaliação e planejamento, com a prática e com perspectivas que estejam mais concernentes à emancipação humana e à justiça social e, ao mesmo tempo, menos comprometidas com performances de regulação na sociedade contemporânea.
O curso acontece na Sala Virtual UNISC. O estudante receberá os dados de acesso à Sala Virtual (login/senha) antes da data de início do curso.
AVALIAÇÕES
As avaliações são por disciplina e acontecem a distância, na Sala Virtual UNISC. A nota mínima para aprovação é 7,0 (sete).
NÃO OBRIGATORIEDADE DO TCC
A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é mais obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente.