SOBRE O CURSO:
Durante muito tempo acreditou-se que havia uma relação direta entre as ações de ensino e a promoção da aprendizagem. Estudos da psicologia da aprendizagem demonstraram, no entanto, que essa relação não é direta, demandando, por parte do professor, não só a compreensão de como ocorre a aprendizagem de seus alunos, como também a capacidade de organizar situações didáticas que possam promovê-la.
O curso se propõe a abordar, de maneira aprofundada, os seguintes tópicos: diferentes concepções de aprendizagem e suas implicações para as práticas de ensino; questões relacionadas à diversidade e sua relação com os direitos humanos, às novas competências necessárias para o professor do século XXI e às práticas de sala de aula; o conceito de arte, as situações didáticas adequadas ao ensino desse componente curricular e às práticas avaliativas; e elementos a serem contemplados no ensino da arte, como criatividade, linguagens artísticas e a adequação das práticas educativas às propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
NÃO OBRIGATORIEDADE DO TCC
A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é mais obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente.