SOBRE O CURSO:
São muitos os desafios colocados aos educadores que convivem, nos múltiplos ambientes de aprendizagem, com as novas gerações de estudantes da “Era pós-internet”. Os desafios permeiam o convívio multigeracional e a utilização de tecnologias de educação e aprendizagens significativas que possibilitem aos estudantes o desenvolvimento de competências para o acesso e o uso de informações confiáveis. Além disso, pensar as juventudes no universo escolar exige a compreensão das diferentes identidades sociais que perpassam reflexões sobre o papel da escola na (re)produção das normas de gênero e sexualidade e como essas normas atuam nos processos educativos dos/das jovens. O curso de Pós-graduação Lato Sensu JUVENTUDES E CURRÍCULO ESCOLAR busca ampliar e qualificar o conhecimento dos futuros especialistas sobre a relação entre juventude e currículo escolar. Para isso, é necessário pensar o currículo na contemporaneidade de forma interseccionada com as novas arquiteturas curriculares que podem se formar a partir do foco nos estudantes. A educação como processo social, que varia de acordo com a cultura e as estruturas sociais; a escola como instituição social e sua relação entre currículo e colonialidades do saber, do ser e do poder; arquiteturas curriculares e tecnologias para as juventudes nas escolas; currículos e BNCC, juventudes e identidades sociais no currículo escolar são alguns dos eixos estruturantes desta pós-graduação. Qualificando a proposta, a referida especialização conta com pesquisadores e pesquisadoras experientes em seu corpo docente, muitos vinculados aos cursos de mestrado e doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul e a grupos de pesquisa da área da educação registrados no CNPq. Focado em uma proposta diferenciada de formação de professores, o curso tem ênfase nas tendências, desafios e práticas da educação escolar, contemplando necessidades de reflexão e formação sobre temáticas decorrentes da intersecção entre Base Nacional Comum Curricular e juventudes no universo escolar.
O curso acontece na Sala Virtual UNISC. O estudante receberá os dados de acesso à Sala Virtual (login/senha) antes da data de início do curso.
AVALIAÇÕES
As avaliações são por disciplina e acontecem a distância, na Sala Virtual UNISC. A nota mínima para aprovação é 7,0 (sete).
NÃO OBRIGATORIEDADE DO TCC
A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é mais obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente.