O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Políticas Públicas e Intersetorialidade foi pensado para permitir a qualificação dos profissionais das diferentes políticas sociais para atuarem na perspectiva da intersetorialidade, aprimorando e atualizando conhecimentos relacionados às políticas públicas e ao trabalho em rede.
O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), conforme o Artigo 1º, da Portaria nº 308, de 15 de abril de 2013.
O curso acontece na Sala Virtual UNISC. O estudante receberá os dados de acesso à Sala Virtual (login/senha) antes da data de início do curso.
AVALIAÇÕES As avaliações são por disciplina e acontecem a distância, na Sala Virtual UNISC. A nota mínima para aprovação é 7,0 (sete).
NÃO OBRIGATORIEDADE DO TCC A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso não é mais obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC em separado.
É a oportunidade que você esperava para impulsionar sua carreira.
Matrículas encerradas.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo e-mail comercial-ead@unisc.br ou Whatsapp (51) 3717-7425.
CARGA HORÁRIA
360
TEMPO ESTIMADO
CONTEÚDO EXCLUSIVO
ESTUDE EM QUALQUER LUGAR
ACESSO AO CONTEÚDO DE BIBLIOTECA DIGITAL
OBJETIVOS
Refletir sobre as políticas sociais na perspectiva da intersetorialidade; instrumentalizar os profissionais no desenvolvimento de práticas articuladas à rede socioassistencial na perspectiva da garantia dos direitos sociais; e contribuir na qualificação permanente dos profissionais do campo das políticas sociais para desenvolverem práticas intersetoriais fundamentadas pela perspectiva crítica.
PARA QUEM SE DESTINA
Profissionais graduados que atuam nas políticas públicas (saúde, previdência e assistência social, educação, segurança pública, trabalho, habitação) governamental e não governamental, movimentos sociais e empresas. São Assistentes Sociais, Psicólogos, Pedagogos, Advogados, Gestores, Administradores das políticas públicas (resolução do SUAS que diz que Administradores compõem a equipe); Conselheiros de Políticas Públicas Municipais; Agentes Penitenciários; entre outros.
PERFIL DO FUTURO PÓS-GRADUADO Ao final da especialização, o egresso estará instrumentalizado para realizar encaminhamentos, intervenções nas práticas profissionais intersetoriais, contribuindo para a formação e qualificação do trabalho na rede socioassistencial. O profissional estará amparado teoricamente acerca das políticas sociais e as possibilidades de atuação.
Teorias das políticas públicas e suas tendências no contexto de pandemia
30h
Estado de inseguridade social e as transformações no mundo do trabalho
30h
Orçamento público e financiamento das políticas públicas
30h
Descentralização e controle social nas políticas públicas
30h
Indicadores Sociais
30h
Intersetorialidade: do planejamento à avaliação
30h
Intersetorialidade como ferramenta de gestão
30h
Processos para construção da intersetorialidade
30h
Famílias na agenda intersetorial
30h
Violências
30h
Redes de proteção social e seus diferentes atores (socioassistencial, intersetorial, de proteção social)
30h
Intersetorialidade na prática
30h
A UNISC reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir qualquer um dos professores, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos alunos.
O cronograma completo com o período de realização das disciplinas é disponibilizado aos Estudantes no início do curso.
As disciplinas acontecem a distância na Sala Virtual UNISC. O estudante acessará a Sala Virtual nos horários e locais de sua preferência, conforme disponibilidade.
Cada disciplina tem sua especificação de materiais instrucionais, conforme carga horária e iniciam com um itinerário de estudos que é o passo a passo que organiza o tempo e orienta para a realização dos estudos e das atividades da disciplina.
Para a construção do conhecimento são disponibilizados materiais de estudo elaborados pelo professor e de sua curadoria, além das videoaulas (organizadas em blocos), que são gravadas e ficam disponíveis na Sala Virtual até o fim do curso.
Para aprovação na disciplina, o estudante deverá realizar o questionário avaliativo, e atingir, no mínimo, 7,0 (sete).
Quantas horas de dedicação semanal são necessárias para os estudos?
Para obter um resultado positivo, recomenda-se, no mínimo, 10 horas semanais de dedicação aos estudos, organizadas de acordo com o seu planejamento pessoal.
Neste curso a distância, há o acompanhamento de tutores e monitores técnicos?
O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A qualquer momento, você poderá entrar em contato com o Tutor(a) por meio da ferramenta mensagem na Sala Virtual, tendo uma resposta em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio. Além disso, poderá esclarecer as suas dúvidas quanto à utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual com a equipe da Monitoria Técnica, por e-mail suporte-ead@unisc.br e/ou telefone (51) 3717 7664.
ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA
Matrícula
Passo 1
Ao clicar no botão “Matricule-se aqui” você vai requerer a matrícula.
Upload dos documentos
Passo 2
Ao requerer a matrícula você fará o upload de toda a documentação obrigatória solicitada.
Adesão
Passo 3
Você fará a adesão ao contrato e optará pela forma de pagamento.
Pagamento
Passo 4
Para o pagamento da taxa de matrícula, você terá duas opções: via boleto bancário ou via PagSeguro.
Status da matrícula
Passo 5
Sua matrícula fica com o status de “Aguardando o Processamento’, até que haja a confirmação do curso. Após, se você anexou corretamente os documentos e efetuou o pagamento da matrícula, o seu status passa a ser “Matriculado” e você receberá os dados para acesso ao curso.
Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessário ter conhecimentos básicos de microinformática, em especial de navegação na internet, e atender requisitos técnicos mínimos descritos a seguir. Caso estes requisitos técnicos não sejam atendidos, ainda pode ser possível acompanhar o curso, porém a qualidade poderá ser prejudicada, pelo o que a UNISC não poderá ser responsabilizada.
Conexão de Internet Para que seja possível assistir às videoaulas e acompanhar as atividades na Sala Virtual é necessária uma conexão à internet banda larga com velocidade a partir de 1MB para permitir uma boa visualização dos vídeos.
Configurações mínimas para o Computador • Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas); • Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc); • Acrobat Reader 9 ou superior; • Caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas.
ESTUDANTES ESTRANGEIROS
A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:
• Ter conhecimento em Língua Portuguesa; • Apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe; • Apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas); • Apresentar cópia da Identidade; • Apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.
Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria Geral Acadêmica, pelo e-mail centraldeatendimento@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.
As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual ou pelos Serviços Online (Serviços Acadêmicos), no site da Universidade (www.unisc.br).
Não. Para matricular-se, é necessário ter colado grau até a data de início das aulas. O aluno que já colou grau e está apenas aguardando o recebimento do diploma pode se matricular e cursar a Pós-graduação normalmente, apresentando cópia do certificado e, posteriormente, o diploma.
Os cursos ofertados pela UNISC são de Pós-graduação Lato Sensu, nível de Especialização, com reconhecimento pelo MEC, conforme o Artigo 1º da Portaria n.º 308, de 15 de abril de 2013.
O acompanhamento de Tutoria e Monitoria técnica ocorre de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. A qualquer momento você poderá entrar em contato com a tutoria e suas mensagens serão respondidas em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio. Além disso, você poderá esclarecer, com os profissionais da Monitoria Técnica, as suas dúvidas sobre a utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual, pelo e-mail suporte-ead@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7664.
INTERCÂMBIOS
Os alunos matriculados nos nossos cursos possuem diversas opções de intercâmbios disponíveis. Confira no nosso site para onde e como você pode ir:
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Dra. Marta von Dentz
Assistente Social, mestre em Educação e Doutora em Serviço Social. Experiência em projetos sociais em âmbito internacional, gestão de projetos. Docente e coordenadora do Curso de Serviço Social da Unisc.
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Me. Karen Ligia Leão
Bacharel em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2007); Especialista em Gestão de Projetos e Desenvolvimento Social, com habilitação para docência pela UNINTESE. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS---Linha de Pesquisa: Serviço Social, Politicas e Processos Sociais. Possui experiência na área de Serviço Social, com ênfase na Política de Assistência Social e Sistema Único de Assistência Social. Trabalhou na docência no período 2013-2016, como Professora Tutora do Curso de Serviço Social Semipresencial da Universidade Anhanguera - UNIDERP - Polo Novo Hamburgo. Atualmente é Assistente Social na Prefeitura Municipal de São Sebastião do Caí, Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social.
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Dr. André Michel dos Santos
Possui expertise na área do Serviço Social na Educação, desenvolvendo seus estudos na graduação, especialização, mestrado e doutorado em pesquisas sobre a inserção, exercício e atribuições profissionais do/a Assistente Social na educação básica. ----- É graduado em Serviço Social pela Universidade Franciscana - UFN (2005); Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2009); Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2010); Mestre em Educação pela Universidade La Salle - UNILASALLE (2012) e Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2019). ----- Tem experiência em Serviço Social com ênfase na Política de Educação, Assistência Social e Assistência Estudantil, onde atuou como Assistente Social em Redes de Educação Filantrópicas, Prefeitura e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Atualmente é Assistente Social no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Na docência, possui experiência como Professor na Graduação e Pós-graduação em Serviço Social e atua na coordenação e docência do Curso de Especialização em Serviço Social na Educação da UNISC. ----- Dispõe de produção teórica acerca do Serviço Social na educação básica, publicizada em formato de trabalhos apresentados em eventos, artigos aceitos em periódicos científicos, capítulos de livros e dois livros, sendo o primeiro deles lançado em 2013, pela Editora Garcia, intitulado ----- GESTÃO DEMOCRÁTICA E SERVIÇO SOCIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA PÚBLICA ----- e o segundo livro lançado em 2020 pela Editora CRV, com o título ----- SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS ----- Ainda atua como Conselheiro de Base no CRESS-RS (Gestão 2020-2023) integrando a Comissão de Seguridade Social; Comissão de Formação e Trabalho Profissional; Comissão de Interiorização e Nucleação e o GT em Serviço Social na Educação. Também representa o CRESS-RS como conselheiro e especialista na mobilização junto ao CRP-RS, para organização de atividades com o objetivo de regulamentação da Lei 13.935/2019 no estado e municípios do Rio Grande do Sul.
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Esp. Carlos Eduardo Schönardie
Assistente social, Especialista em Saúde da Criança pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Área da Saúde da UFRGS. Experiência de trabalho na área de Direitos Humanos, Saúde e na atenção à populações em situação de violências e vulnerabilidade social.
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Dr. Douglas Marques
O autor é Doutor (2018) e Mestre (2014) em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale; Especialista no Pensamento Marxista pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) (2011); Graduado em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) (2010). Concluiu em 2019 o Estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural de Inclusão Social da Universidade Feevale, pesquisando o desempenho institucional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Rio Grande do Sul. Atua nas áreas de Serviço Social e Interdisciplinar, onde desenvolve suas pesquisas e publicações científicas regularmente sobre as temáticas de Políticas Públicas e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e suas abordagens sobre a avaliação, descentralização, participação, controle social e desempenho institucional. É integrante dos Grupos de Pesquisa Metropolização e Desenvolvimento Regional da Universidade Feevale e Políticas públicas, Direitos Humanos e Serviço Social: um olhar para o Vale do Ivaí/PR, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). È professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vinculado ao curso de Serviço Social. Também é professor visitante do curso de Pós-Graduação em Diversidade e desenvolvimento de práticas inclusivas da Universidade La Salle/RS.
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Me. Karen Ligia Leão
Bacharel em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2007); Especialista em Gestão de Projetos e Desenvolvimento Social, com habilitação para docência pela UNINTESE. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS---Linha de Pesquisa: Serviço Social, Politicas e Processos Sociais. Possui experiência na área de Serviço Social, com ênfase na Política de Assistência Social e Sistema Único de Assistência Social. Trabalhou na docência no período 2013-2016, como Professora Tutora do Curso de Serviço Social Semipresencial da Universidade Anhanguera - UNIDERP - Polo Novo Hamburgo. Atualmente é Assistente Social na Prefeitura Municipal de São Sebastião do Caí, Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social.
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Me. Lizandra Hoffmann Passamani
Assistente Social graduada pela Universidade de Passo Fundo (2009) e mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Tem experiência em docência e extensão universitária. Experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Envelhecimento Humano, Pessoa Idosa, Gestão e Planejamento, Mediação e Justiça Restaurativa, Pobreza, Habitação de Interesse Social, Gestão da Política de Assistência Social, Controle Social, e Políticas Sociais Públicas. Realiza assessoria técnica e formações nas áreas da Política de Assistência Social, Envelhecimento Humano e Direitos da população idosa.